As organizações são constituídas de muitas pessoas que trabalham juntas, atuando em diferentes atividades e em diferentes níveis organizacionais. Isso implica necessariamente em líderes. Líderes causam um profundo impacto na vida das pessoas e das organizações. Por isso, um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder.
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O administrador é responsável pelos recursos organizacionais e por funções como planejar, organizar, dirigir e controlar a ação organizacional no sentido de alcançar objetivos. Por isso, liderança não é sinônimo de administração, uma vez que um líder pode atuar em grupos formais e informais e nem sempre é um administrador. Todavia, um bom administrador deve ser necessariamente um bom líder.
Através da liderança, uma pessoa influencia outras pessoas em função dos relacionamentos existentes. A influência é um conceito ligado ao conceito de poder e de autoridade:
• Poder(Capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das outras pessoas, mesmo quando elas possam resistir.)
• Autoridade(Poder legítimo, ou seja, o poder que tem uma pessoa em virtude do papel ou posição que exerce em uma estrutura organizacional.)
AS BASES DO PODER
A capacidade de influenciar, persuadir e motivar os liderados está muito ligada ao poder que se percebe no líder. Existem 5 diferentes tipos de poder que um líder pode possuir:
• Poder Coercitivo (É o poder baseado no temor e na coerção.)
• Poder de Recompensa(É apoiado na esperança de alguma recompensa, incentivo, elogio ou reconhecimento que o liderado pretende obter do líder.)
• Poder Legitimado(Decorre do cargo ocupado pelo líder no grupo ou na hierarquia organizacional.)
• Poder de Competência (Baseado na especialidade, nas aptidões ou no conhecimento técnico da pessoa.)
• Poder de Referência(Baseado na atuação e no apelo. Conhecido popularmente como carisma.)
A verdadeira liderança decorre geralmente do poder de competência e do poder de referência do líder. O desafio do administrador está em saber migrar decisivamente para o poder de competência e de referência a fim de exercer uma liderança baseada em seu poder pessoal.
Fig. 1: As bases do poder: organizacional e individual. Fonte: CHIAVENATO, 2004.
Conceito de Liderança
Liderança é uma tentativa no âmbito da esfera interpessoal e dirigida por um processo de comunicação para a consecução de metas. Comunicação, relacionamentos e metas são ingredientes importantes na liderança:
• Comunicação(A clareza e a exatidão da comunicação afetam o comportamento e o desempenho dos liderados. A dificuldade de comunicar é uma deficiência que prejudica a liderança.)
• Relacionamentos(Liderança envolve o uso da influência. Todas as relações interpessoais podem envolver liderança.)
• Metas(O líder eficaz terá de tratar com indivíduos, grupos e metas. A eficácia do líder é geralmente considerada em termos de grau de realização de uma meta ou combinação de metas.)
Teorias sobre Liderança
Considerando que um estudo detalhado sobre as diversas teorias sobre liderança não é o objetivo desta série de artigos, tentaremos destacar conclusões destas teorias de ordem prática para o administrador dirigir as pessoas.
TIPOS DE LIDERANÇA
Estudiosos propõem 4 tipos específicos de liderança:
1. Líder apoiador. É o líder que se preocupa com os assuntos, bem-estar e necessidades das pessoas. O comportamento do líder é aberto e o líder cria um clima de equipe e trata os subordinados com iguais.
2. Líder diretivo. É o líder que conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer. O comportamento do líder inclui planejamento, programação de atividades, estabelecimento de objetivos de desempenho e padrões de comportamento, além de aderência às regras e procedimentos.
3. Líder participativo. É o líder que consulta os subordinados a respeito de decisões. Pergunta sobre opiniões e sugestões. Encoraja a discussão em grupos, pede sugestões escritas e utiliza as ideias dos subordinados nas decisões.
4. Líder orientado para metas ou resultados. É o líder que formula objetivos claros e desafiadores aos subordinados. O comportamento do líder enfatiza desempenho de alta qualidade e melhorias sobre o desempenho atual. Mostra confiança nos subordinados e ajuda-os no aprendizado de como alcançar elevados objetivos para melhorar continuamente o desempenho.
Vale ressaltar que tais características (apoio, direção, participação e orientação para resultados) podem ser apresentadas por um mesmo líder em várias situações. Veja as seguintes importantes proposições:
• O comportamento do líder é aceitável e satisfatório na medida em que os subordinados sentem tal comportamento como fonte imediata de satisfação e como instrumento de satisfação futura.
• O comportamento do líder será motivacional na medida em que torna a satisfação das necessidades dos subordinados dependente do desempenho eficaz e na medida em que completa a situação fornecendo orientação, clareza de direção e as recompensas necessárias para um desempenho eficaz.
O líder deve ajudar os subordinados a terem expectativas realistas e a reduzirem as barreiras que impedem o alcance de metas. O comportamento do líder será motivador na medida em que ajuda os subordinados a lidarem com as incertezas ambientais.
Liderança e visão são dois componentes que se interpenetram. Cada vez mais, a visão do futuro está constituindo um ingrediente essencial para a liderança eficaz. Daí a nossa velha e obstinada pregação aos administradores: mandem menos e lideram mais. Os resultados são impressionantes.
Observações do ambiente e dicas para melhorar sua capacidade de liderar
LIDERANÇA EM TEMPO DE TEMPESTADE
A empresa campeã conta com vencedores: seus líderes desempenham papel-chave porque cabe a eles a criação da competência em suas equipes. Todavia, muitas organizações ainda apresentam pontos fracos em questões de liderança:
1. Liderança despreparada. Permite a criação de conflitos desnecessários. Estimula jogos de poder e desmotiva a equipe. Se os líderes não tiverem consciência do seu desafio, a empresa se transforma num navio sem rumo.
2. Separação entre liderança e colaboradores. Se chefes e trabalhadores não se integram, pequenos problemas se transforma em perigosas ameaças. A separação física entres hierarquias enfraquece a organização.
3. Falta de ousadia. O verdadeiro líder sabe que é preciso abandonar velhas fórmulas de sucesso para poder construir a empresa dos seus sonhos.
4. Expectativa de soluções mágicas. Milagres existem: eles são o resultado da atuação de pessoas e equipes motivadas e conscientes dos seus desafios. Os que esperam soluções magias são os mesmos que se desesperam quando as dificuldades começam a aparecer.
5. Administração amadora. Se cada empregado quiser resolver os problemas à sua maneira, os esforços coletivos se anulam em razão de posturas contraditórias. Uma empresa campeã usa indicadores, análise de custos, planejamento estratégico e pesquisas.
6. Distanciamento do mercado. Manter-se afastado dos padrões do mercado representa morte certa.
7. Metas que não se realizam. Ter metas e cumpri-las até o fim é importante. Se as metas não se concretizam é porque as ideias e estratégicas não eram claras e objetivas.
FUNÇÕES DO LÍDER
A maneira como o líder desempenha suas funções determina o sucesso ou o fracasso de sua organização. Veja as principais funções de um líder:
• Arbitragem (Quando há desentendimento entre os membros de uma equipe, é papel do líder arbitrar e decidir sobre a melhor solução.)
• Sugestões(O líder deve sugerir ideias e meios para seus subordinados, evitando ordens ou comandos.)
• Objetivos (Objetivos organizacionais não são automaticamente criados e absorvidos pelos membros da organização. Eles devem ser definidos e fornecidos de forma clara pelo líder.)
• Catalização(É o líder que movimenta a equipe, dando a força necessária para a ação coletiva dos membros.)
• Segurança(Para manter uma atitude positiva e otimista frente aos problemas, o líder deve assegurar segurança aos seus seguidores.)
• Representação(Uma impressão favorável do líder garante uma impressão favorável da equipe e da organização.)
• Inspiração (Ao fazer com seus seguidores sintam que o seu trabalho é imprescindível e importante, o líder os inspira a aceitar os objetivos organizacionais de forma entusiástica e a trabalhar eficazmente em direção ao seu alcance.)
• Orgulho(É importante que se aprecie e festeje o trabalho das pessoas.)
Fig. 2: Nove posturas fundamentais para um líder eficaz. Fonte: CHIAVENATO, 2004.
Análise
A liderança é um processo-chave em todas as organizações. O administrador deveria ser um líder para lidar com as pessoas que com ele trabalham. A liderança é uma forma de influência. A influência é uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de outra, de maneira intencional. O poder é a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das pessoas, mesmo quando elas possam resistir. Existem 5 tipos de poder que um líder pode possuir: poder coercitivo, de recompensa, legitimado, de competência e de referência, este último também denominado ‘carisma’. A liderança é uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação para a consecução de um ou mais objetivos específicos. Na prática, o líder pode optar por 4 tipos específicos de liderança: o líder apoiador, o diretivo, o participativo e o líder orientado para metas ou resultados. No fundo, há que se observar a já consagrada diretriz para administradores: mandem menos e liderem mais. Liderança e visão são dois componentes que se interpenetram.
Conceitos-chave
– CARISMA: É uma faculdade ou qualidade excepcional ou sobrenatural de uma pessoa e que a diferencia das demais.
– ESTILO DE LIDERANÇA: É um comportamento específico do líder para melhor influenciar as pessoas.
– INFLUÊNCIA: É uma transação interpessoal, na qual uma pessoa age no sentido de modificar ou provocar o comportamento de outro indivíduo, de maneira intencional.
– LÍDER: É a pessoa que exerce liderança ou influência sobre as demais.
– LÍDER APOIADOR: É aquele que se preocupa com os assuntos, bem-estar e necessidades dos subordinados.
– LÍDER CARISMÁTICO: É aquele que possui características pessoais marcantes e que influenciam fortemente as pessoas.
– LÍDER DIRETIVO: É aquele que conta aos subordinados exatamente o que pretende fazer.
– LÍDER ORIENTADO A METAS OU RESULTADOS: É aquele que formula objetivos claros e desafiadores para os subordinados e os motiva a alcançá-los.
– LÍDER PARTICIPATIVO: É a pessoa que segue e obedece ao líder por alguma razão ou motivo.
– LIDERANÇA: É uma influência interpessoal exercida numa dada situação e dirigida através do processo de comunicação para a consecução de um ou mais objetivos.
– PODER: É a capacidade de afetar e controlar as ações e decisões das pessoas, mesmo quando elas possam resistir.
Referência
Chiavenato, I. (2004). Administração nos novos tempos. Rio de Janeiro: Elsevier.