Contato

Afinal, o endividamento é bom para o produtor de leite?

Esse é um assunto que pode despertar receios, afinal, muitos se inclinam a interpretar que uma pessoa que toma crédito é uma pessoa com problemas financeiros. Podemos afirmar que esse assunto ainda é um tabu, uma vez que a palavra normalmente provoca interpretações negativas, ou seja, de que aquela pessoa ou empresa está mal financeiramente. 

Mas será que essa premissa é coerente? Ou será que a tomada de crédito, por muitas vezes, pode ser um divisor de águas para as propriedades de leite? 

Eu, que estou inserida neste contexto há alguns anos, posso garantir que o crédito é uma importante ferramenta para a boa gestão de uma propriedade rural ou qualquer tipo de empresa. O crédito só será maléfico e gerará prejuízos à saúde financeira quando ele representar um comprometimento da renda desproporcional para o tomador do recurso. Por exemplo, se as amortizações e os juros da operação impossibilitarem a geração de caixa da empresa. 

Nesse contexto, fica mais palpável desmistificar a fala de que uma fazenda endividada é uma propriedade que está comprometida ou sofre com um mal gerenciamento. A verdade é que, ao analisarmos os indicadores financeiros, saberemos quando a tomada de crédito é um forte alicerce no cotidiano do produtor rural. 

Vamos a algumas situações do dia a dia? 

Se o crédito for tomado para aproveitar bons preços de mercado, como, por exemplo, para a compra de fertilizantes ou ingredientes que compõem a dieta dos animais, como farelo de soja ou caroço de algodão, ele se torna um verdadeiro trunfo. Isso porque, se o produtor consegue um bom desconto e quer aproveitá-lo, mas não tem dinheiro em caixa, ele pode optar pelo crédito da RúmiCash e fazer a comparação do valor total do crédito vs. o preço do insumo sem desconto. Em suma, se o desconto que ele recebeu na compra daquele produto for suficiente para valer a pena a tomada de crédito com o pagamento de juros, acaba se tornando uma ótima alternativa para o produtor.

Uma outra possibilidade é o uso de crédito para a realização de investimentos na propriedade rural, como para a construção de um compost barn. Se o pecuarista não possui naquele momento toda a quantia necessária para levantar o barracão e comprar os equipamentos, o crédito auxilia neste processo e se torna vantajoso já que, no longo prazo, a elevação de produtividade dos animais nesse sistema produtivo irá angariar uma receita que compensará os juros que ele pagou ao tomar o recurso financeiro com a RúmiCash. 

compra de animais também vale ser ressaltada, pois, muitas vezes, a fazenda não tem dinheiro à vista para aumentar o rebanho e, consequentemente, o volume da sua produção. Nesse caso, o custo total da dívida será inferior ao retorno que ele terá com a produção de leite dessas novas vacas que chegarão no plantel. 

Meu intuito com esse artigo é reforçar que, se uma dívida for tomada em um volume que caiba dentro do balanço daquela fazenda, que seja proporcional à geração de caixa e se for planejada com o objetivo de melhorar a eficiência da propriedade, ela trará apenas benefícios. 

A RúmiCash já “coleciona” casos reais de centenas de produtores de leite que usaram o crédito para investir em suas instalações ou aproveitar oportunidades de compra de insumos e tiveram um retorno financeiro muito superior ao custo da dívida. 

Após essa explanação, você ainda tem alguma dúvida de que o crédito pode ser – e muito! – explorado para impulsionar a produção leiteira a atingir um outro nível? 

 Sobre a Rúmina 

A Rúmina é uma empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, com foco em apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis. Por meio de tecnologia, transforma dados das fazendas em uma experiência digital inteligente, que apoia o produtor e empodera a cadeia a tomar decisões mais seguras dentro do negócio.

Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere; RúmiCorte, solução de tomada de decisão para pecuária de corte; RúmiCash, fintech voltada à cadeia do leite; RúmiEduca, programa de educação contínua; Rúmina Insights, plataforma de inteligência de dados; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RúmiScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

Mais informações: www.rumina.com.br

Procure por conteúdos específicos:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors