Contato

Como a gestão pode influenciar a melhor qualidade do leite?

Maior qualidade do leite reflete em melhores margens, ganhos em produtividade e bonificações ao produtor e – por meio da gestão – o caminho até ela se torna mais fácil. 

O leite de qualidade impacta todos os envolvidos na cadeia produtiva já que é sinônimo de maior rentabilidade aos produtores, competitividade dos laticínios e segurança alimentar dos consumidores. E, para que essa premissa seja efetiva, é necessário que o produtor invista em sanidade e nutrição do rebanhotreinamento dos funcionários, aplicação de boas práticas de manejo e medidas higiênico-sanitárias.  

Mas, além dessas categorias, a gestão da propriedade leiteira também se torna imprescindível para elevar a qualidade da matéria-prima visto que ela propicia maior transparência do negócio, saúde financeira e colaboradores mais motivados. 

Um bom gerenciamento focado em conhecimento, informação e liderança, permite que a fazenda leiteira se sinta mais segura em tomar decisões e consequentemente obtenha melhores resultados. Redução na Contagem de Células Somáticas (CCS) e menos prejuízos ocasionados pela mastite são alguns exemplos de parâmetros que tornam a atividade leiteira mais competitiva e podem ser mais facilmente atingidos por meio de uma boa gestão.  

Mas como a gestão é aplicada na prática? 

gestão rural é bem ampla e se aplica em todas as etapas produtivas e uma das funções é o auxílio no controle financeiro da fazenda. Conforme apontado no início deste artigo, para que o produtor de leite obtenha um leite de melhor qualidade, são necessários investimentos que em algum momento podem elevar os custos de produção. 

Para isso, é fundamental que o gestor tenha disponível o real retrato do seu fluxo de caixa a fim de saber o quanto pode ser despendido para ações direcionadas a esse intuito, evitando assim que ele dê “um passo maior que a perna”.

Vale lembrar que o desembolso focado em qualidade se diluirá com o aumento da produtividade, sem contar que permite que as indústrias paguem mais pelo leite já que a bonificação na produção de leite é praticada por muitos laticínios

Uma matéria-prima de melhor qualidade contribui para o maior rendimento na fabricação de lácteos, maior qualidade dos mesmos e vida de prateleira prolongada. Para a bonificação são três os itens principais mensurados pelos laticínios: 


– contagem bacteriana total (CBT);

– contagem de células somáticas (CCS) e;

– porcentagem de gordura e proteína.

Outro papel da gestão nesse processo é permitir que – por meio de dados da fazenda leiteira – o produtor consiga ter rapidez ao tomar decisões direcionadas ao aumento da eficiência geral da propriedade. Informações sobre a prevalência de mastite, eficiência dos tratamentos e suas respectivas durações médias, número de tetos afetados e possíveis vacas a serem descartadas são alguns exemplos que contribuem para o alcance de uma melhor qualidade do leite. 

Ter compreensão desses pontos propicia clareza, abertura para investir em otimização e inserção de novas tecnologias que contribuam com o dia a dia da rotina leiteira. A cultura microbiológica na fazenda é inclusive uma possibilidade para ajudar nesse objetivo visto que agiliza os diagnósticos de mastite na fazenda, define quais vacas devem ser tratadas e caso necessitem, o tratamento mais adequado para elas. Ferramentas precisas são “braços direitos” dos gestores e devem ser exploradas.  

A mão de obra faz toda a diferença na qualidade do leite

Treinar a equipe e expor os impactos da mastite no rebanho, como ela acomete os animais e as formas de transmissão é um grande passo rumo às melhorias na qualidade do leite. Além disso, informar os colaboradores sobre os procedimentos corretos para o controle e tratamento da doença, conscientizá-los sobre o bem-estar animal e a maneira ideal de manejar as vacas na ordenha é indispensável para o alcance de resultados. 

São eles os grandes responsáveis pela rotina da fazenda leiteira e por isso vale reforçar a importância da gestão focada em capacitação, reuniões de serviços e troca de informações entre os profissionais envolvidos. Fica mais fácil convencê-los a adotar os procedimentos recomendados quando é apresentado a eles os inúmeros danos que a mastite e um manejo inadequado impactam na qualidade leiteira e na rentabilidade do produto.

Fica então evidente que a gestão é vital para o negócio leiteiro inclusive quando se preconiza a qualidade do leite. Ela contribui para simplificar etapas, organizar o fluxo de trabalho e auxiliar na resolução de problemas com o engajamento das pessoas. Ter qualidade do leite não é pensar só nos benefícios dentro da porteira, mas também, na sociedade como um todo. Então, façamos o nosso papel. 

Sobre a Ideagri

Ideagri é parceira do produtor na gestão e controle da fazenda, incluindo desde informações zootécnicas até controle de custos e financeiro. A Ideagri é a empresa líder no Brasil em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite.

O que lemos para escrever esse artigo:

  • Machado, P; Lima,A. Gestão: o caminho para elevar a qualidade do leite. Milkpoint, 2016. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/colunas/clinica-do-leite/gestao-o-caminho-para-elevar-a-qualidade-do-leite-205929n.aspx>. Acesso em: 12/06/2022. 
  • Ribeiro, R; Pila, J. Melhoria da qualidade do leite: quanto isso representa? Disponível em: <https://ideagri.com.br/posts/melhoria-da-qualidade-do-leite-quanto-isso-representa>. Acesso em: 12/06/2022. 

Autora do artigo:

Raquel Maria Cury Rodrigues, zootecnista pela Unesp de Botucatu e especialista em Gestão da Produção pela Ufscar. 

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors