Contato

Fundo de investimento investe na IDEAGRI e dá passo importante na criação de plataforma tecnológica para o setor pecuário

O 10b Livestock, fundo de investimento focado em empresas da nova economia do setor pecuário, gerido pela SK Tarpon Investimentos, anunciou investimento na Ideagri, desenvolvedora de software de gestão financeira e zootécnica para fazendas agropecuárias de leite e corte, juntando-se aos Grupos Linkcom e Rehagro, sócios fundadores da empresa. Os valores da transação e o percentual das ações adquiridas não foram divulgados. O comando do dia a dia da Ideagri permanece com a atual direção da empresa.

Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Ideagri possui, em carteira, quase 5.000 fazendas de gado de leite e de corte do Brasil. No setor do leite, a Ideagri é líder no mercado, com mais de 50% dos top 100 produtores desse segmento no país. A empresa é responsável pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), uma referência na medição da produtividade do setor leiteiro nacional. Fundada há 12 anos, a Ideagri tem um terço de seus funcionários alocados na área de desenvolvimento e inovação.

Com o investimento na Ideagri, o 10b Livestock reforça a visão de que a indústria agropecuária deverá passar por um grande ajuste de produtividade nos próximos anos, pois ao mesmo tempo em que a demanda por alimentos deve continuar forte por conta do crescimento populacional, as pressões pela agropecuária sustentável e mais lucrativa aumentarão.

“O desafio será produzir mais e melhor, sem aumentar o uso do espaço ocupado e dos recursos existentes, e sem renunciar às margens, o que só será possível com o uso da tecnologia”, diz Pedro Peixoto, do 10b Livestock. Segundo ele, essa exigência já existe e vai se tornar cada vez mais presente especialmente em um mundo pós-coronavírus, onde a relação do pecuarista com a tecnologia tende a ser aprimorada: “Investir na Ideagri significa dar um passo importante na criação de uma plataforma tecnológica que estará lado a lado com o produtor nessa nova fase.”

Da esquerda para a direita: Thomas Lazzarini (10b Livestock), Clóvis Corrêa (Rehagro & Ideagri), Eric Nahum (Lacerda Diniz e Sena Advogados), Pedro Ferreira (Derraik & Menezes Advogados), Marcelo Lima (SK Tarpon & 10b Livestock), Pedro Peixoto (10b Livestock), Gustavo Dalcolmo (Derraik & Menezes Advogados), Edsmar Carvalho Resende (10b Livestock), Márcio Francisco Silva (Linkcom & Ideagri), Heloise Duarte (Ideagri), Fábio Teixeira (Ideagri)

Em novembro de 2019, a 10b Livestock anunciou investimento semelhante na empresa OnFarm, de Pirassununga (SP), criadora de um sistema de detecção de mastite bovina (infecção no úbere e tetos das vacas), cujo diagnóstico pode ser feito na própria fazenda, o que acelera a tomada de decisões acerca do tratamento e melhora as chances do produtor manter sua produção estável, sem sobressaltos. Desde o investimento, a OnFarm quadruplicou o número de clientes e hoje está presente em mais de 600 fazendas de leite no Brasil.

Proteção aos pequenos pecuaristas

Ao mesmo tempo em que o 10b Livestock anuncia sua iniciativa, a Ideagri lançou, recentemente, a campanha “Proteger o leite é proteger a vida”. Por meio da campanha, já estão sendo distribuindo, sem custos, mil licenças do software de gestão agropecuária básico Techmilk, desenvolvido para o uso de pequenos produtores de leite com fazendas de até 200 animais no rebanho. A gratuidade de uso do sistema vai até o dia 31 de dezembro de 2020. Para ter acesso ao software, os produtores interessados devem fazer um pré-cadastro no site www.techmilk.com.br.

Ao disponibilizar um sistema de gestão a essas fazendas, o objetivo da Ideagri é proteger parte importante da cadeia alimentar do Brasil, que é um fator de segurança e de bem-estar da população.

O Techmilk possui um conjunto básico de rotinas de reprodução, produção, sanidade e recria, com 12 relatórios de gestão que ajudam o produtor rural a controlar sua fazenda. Com esses dados é possível administrar a propriedade e o rebanho de forma controlada e realista. A partir da primeira atualização, prevista para agosto, será disponibilizado também um módulo financeiro: um controle de receitas e despesas para o produtor entender se está ganhando ou perdendo dinheiro. 

“A opção da gratuidade ajudará os produtores em um momento de dificuldade e a adoção de um software de gestão significará uma evolução para muitas propriedades. Com o Techmilk, o usuário também terá acesso ao boletim do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), que traz análises comparativas de produção de leite por região e tipo de rebanho., comenta Fábio Teixeira”, CTO Ideagri.

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors