O 10b Livestock, fundo de investimento focado em empresas da nova economia do setor pecuário, gerido pela SK Tarpon Investimentos, anunciou investimento na Ideagri, desenvolvedora de software de gestão financeira e zootécnica para fazendas agropecuárias de leite e corte, juntando-se aos Grupos Linkcom e Rehagro, sócios fundadores da empresa. Os valores da transação e o percentual das ações adquiridas não foram divulgados. O comando do dia a dia da Ideagri permanece com a atual direção da empresa.
Com sede em Belo Horizonte, Minas Gerais, a Ideagri possui, em carteira, quase 5.000 fazendas de gado de leite e de corte do Brasil. No setor do leite, a Ideagri é líder no mercado, com mais de 50% dos top 100 produtores desse segmento no país. A empresa é responsável pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), uma referência na medição da produtividade do setor leiteiro nacional. Fundada há 12 anos, a Ideagri tem um terço de seus funcionários alocados na área de desenvolvimento e inovação.
Com o investimento na Ideagri, o 10b Livestock reforça a visão de que a indústria agropecuária deverá passar por um grande ajuste de produtividade nos próximos anos, pois ao mesmo tempo em que a demanda por alimentos deve continuar forte por conta do crescimento populacional, as pressões pela agropecuária sustentável e mais lucrativa aumentarão.
“O desafio será produzir mais e melhor, sem aumentar o uso do espaço ocupado e dos recursos existentes, e sem renunciar às margens, o que só será possível com o uso da tecnologia”, diz Pedro Peixoto, do 10b Livestock. Segundo ele, essa exigência já existe e vai se tornar cada vez mais presente especialmente em um mundo pós-coronavírus, onde a relação do pecuarista com a tecnologia tende a ser aprimorada: “Investir na Ideagri significa dar um passo importante na criação de uma plataforma tecnológica que estará lado a lado com o produtor nessa nova fase.”
Da esquerda para a direita: Thomas Lazzarini (10b Livestock), Clóvis Corrêa (Rehagro & Ideagri), Eric Nahum (Lacerda Diniz e Sena Advogados), Pedro Ferreira (Derraik & Menezes Advogados), Marcelo Lima (SK Tarpon & 10b Livestock), Pedro Peixoto (10b Livestock), Gustavo Dalcolmo (Derraik & Menezes Advogados), Edsmar Carvalho Resende (10b Livestock), Márcio Francisco Silva (Linkcom & Ideagri), Heloise Duarte (Ideagri), Fábio Teixeira (Ideagri)
Em novembro de 2019, a 10b Livestock anunciou investimento semelhante na empresa OnFarm, de Pirassununga (SP), criadora de um sistema de detecção de mastite bovina (infecção no úbere e tetos das vacas), cujo diagnóstico pode ser feito na própria fazenda, o que acelera a tomada de decisões acerca do tratamento e melhora as chances do produtor manter sua produção estável, sem sobressaltos. Desde o investimento, a OnFarm quadruplicou o número de clientes e hoje está presente em mais de 600 fazendas de leite no Brasil.
Proteção aos pequenos pecuaristas
Ao mesmo tempo em que o 10b Livestock anuncia sua iniciativa, a Ideagri lançou, recentemente, a campanha “Proteger o leite é proteger a vida”. Por meio da campanha, já estão sendo distribuindo, sem custos, mil licenças do software de gestão agropecuária básico Techmilk, desenvolvido para o uso de pequenos produtores de leite com fazendas de até 200 animais no rebanho. A gratuidade de uso do sistema vai até o dia 31 de dezembro de 2020. Para ter acesso ao software, os produtores interessados devem fazer um pré-cadastro no site www.techmilk.com.br.
Ao disponibilizar um sistema de gestão a essas fazendas, o objetivo da Ideagri é proteger parte importante da cadeia alimentar do Brasil, que é um fator de segurança e de bem-estar da população.
O Techmilk possui um conjunto básico de rotinas de reprodução, produção, sanidade e recria, com 12 relatórios de gestão que ajudam o produtor rural a controlar sua fazenda. Com esses dados é possível administrar a propriedade e o rebanho de forma controlada e realista. A partir da primeira atualização, prevista para agosto, será disponibilizado também um módulo financeiro: um controle de receitas e despesas para o produtor entender se está ganhando ou perdendo dinheiro.
“A opção da gratuidade ajudará os produtores em um momento de dificuldade e a adoção de um software de gestão significará uma evolução para muitas propriedades. Com o Techmilk, o usuário também terá acesso ao boletim do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), que traz análises comparativas de produção de leite por região e tipo de rebanho., comenta Fábio Teixeira”, CTO Ideagri.