Contato

Idade das novilhas ao primeiro serviço

A atividade reprodutiva está diretamente relacionada com a eficiência da produção leiteira.

A fase inicial da criação de bezerras. compreendida entre o nascimento e a desmama, é uma etapa que merece toda a atenção de técnicos e produtores, já que a adequada taxa de crescimento dessa fase, irá influenciar no sucesso reprodutivo das futuras novilhas.

Cuidados com a saúde, conforto dos animais e a nutrição merecem destaque, por contribuírem para uma maior taxa de sobrevivência das bezerras e por influenciar na idade das novilhas ao primeiro serviço. Pesquisas revelam que a primeira inseminação (ou cobertura) deve ocorrer quando as novilhas atingirem cerca de 55% do peso corporal à idade adulta do rebanho, com escore de composição corporal (ECC) no pré-parto de 3,25 a 3,50.

Rebanhos leiteiros brasileiros 

Avaliando 1188 rebanhos participantes da 11ª edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB 11), conclui-se que a média da idade ao primeiro serviço é de 18,1 meses e para as fazendas Top 10% IILB a taxa é de 15,2 meses.

Estudos conduzidos pelo Padrão Ouro de bezerras leiteiras indicam que a idade ideal aproximada para reprodução em sistemas intensivos é de 12 meses para novilhas Jersey, 13 meses para novilhas da raça Holandesa e 16 meses para cruzadas de Gir x Holandesa. Ao analisar esses números, podemos concluir que, mesmo nas fazendas mais eficientes de acordo com o IILB, ainda existem muitas oportunidades para melhorias.

Alcançando metas 

A redução da idade de primeiro serviço em bezerras é um objetivo necessário em sistemas pecuários mais produtivos. Para que estas metas sejam atingidas é fundamental estabelecer além de um plano nutricional adequado e um protocolo sanitário, um planejamento do sistema de produção. A utilização de índices financeiros e zootécnicos auxilia na identificação de falhas e aponta para as principais oportunidades de melhorias.

Por exemplo, imagine uma fazenda com resultado de idade ao primeiro parto elevada. Como esse é um indicador muito importante, foi definido que seria necessário reduzir a mortalidade para o próximo ano, além de acompanhar o desempenho das bezerras, através de  pesagens, visando validar se as metas de crescimento desejadas estão sendo alcançadas.

Mas, como definir quanto deve ser melhorado no índice? Algumas referências podem ser utilizadas, como resultados obtidos por outras propriedades ou resultados de anos anteriores da fazenda. É bom lembrar que resultados diferentes só serão alcançados com ações diferentes. Por isso, ao definir metas de melhorias para o próximo ano, é fundamental definir ações que garantirão que esses resultados serão obtidos.

A aplicação de um sistema de gestão e acompanhamento dos indicadores de desempenho configura-se como uma medida acertada nesta tarefa, tornando possível uma produção eficiente e refletindo em melhor rentabilidade.

Com o software Ideagri é possível realizar uma gestão eficiente que facilite a rotina do dia a dia de maneira prática, podendo realizar lançamentos de dados online e offline, tanto pelo computador como aplicativo. O sistema possui diversas funcionalidades para auxiliar na gestão financeira e zootécnica e imprime diversos relatórios.

Clique no botão abaixo para testar o software por 10 dias grátis e conhecer na prática!

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors