Contato

Integrar monitoramento e gestão amplia perspectiva do produtor de leite e torna a atividade mais eficiente

COWMED e Ideagri firmam parceria que permite a identificação de práticas de manejo mais eficientes

A COWMED e a Rúmina uniram forças para aprimorar a forma como os produtores de leite interagem com seus rebanhos. Essa colaboração combina a expertise da COWMED em monitorar e decodificar o comportamento dos animais com os dados fornecidos diariamente pelo software de gestão Ideagri sobre produção e gestão da propriedade. O resultado é uma atividade mais eficiente, com a integração de informações produtivas, reprodutivas, sanitárias e de bem-estar animal.

Como destaca o cofundador e CEO da COWMED, Thiago Martins, o projeto representa uma evolução significativa para o setor, uma vez que, na prática, os produtores passam a gerir seus rebanhos de forma mais eficiente, integrando dados produtivos, reprodutivos, sanitários e de bem-estar animal. 

“Com essa união, os produtores têm acesso a um sistema de informação muito mais completo. Isso permite que a tomada de decisão seja mais ágil e assertiva, algo essencial para a eficiência produtiva e o cuidado com as vacas”, ressalta Martins, ao afirmar que a integração estabelece novos padrões para a indústria leiteira nacional. 

Entre as mudanças – com o entendimento dos comportamentos dos animais – as vacas passam a atuar como auditoras do processo de produção. “É vital dar voz às vacas. Através do nosso sistema de monitoramento, elas nos informam sobre suas necessidades e saúde, influenciando diretamente as decisões de manejo”, explica o CEO, ao frisar que, ao unir esses dados ao Ideagri, há um cenário ainda mais estratégico para o produtor. 

Neste contexto, fica a cargo do Ideagri enviar informações vitais para a COWMED, incluindo entradas, nascimentos, mortes, descartes, entre outros eventos relacionados à reprodução e gestão do rebanho. Essa colaboração permite o fechamento de ciclos reprodutivos de forma mais eficiente, possibilitando a geração de alertas e análises precisas. 

“O diferencial desta iniciativa reside na sincronização de dados entre duas plataformas especializadas, reduzindo redundâncias e maximizando a utilidade de ambas as soluções para os usuários”, afirma o médico-veterinário e especialista em Pecuária Inovadora da Rúmina, Eduardo Pinheiro. 

A integração de um olhar técnico

Simples e prático, o Ideagri é responsável por gerar indicadores e análises avançadas para o controle zootécnico, administrativo e financeiro nas fazendas de leite. Líder no mercado nacional, sendo o mais completo, desenvolvido a partir das necessidades das propriedades brasileiras, é o único a oferecer um benchmarking chamado RúmiScore – uma análise comparativa dos melhores resultados e práticas estratégicas aplicadas nas propriedades.

Junto à COWMED, o software, como detalha a gerente de produto do Ideagri, RúmiCorte e Rúmina Insights, Rafaela Walteman, oferece a possibilidade de os produtores concentrarem seus esforços na análise de dados e na tomada de decisões estratégicas, em vez de dedicarem tempo à entrada manual de informações em múltiplos sistemas. Isso é crucial para a eficiência operacional e para a melhoria contínua dos processos na pecuária.

“A integração entre o Ideagri e a COWMED promove a facilidade de gestão de dados, permitindo que os produtores identifiquem e implementem práticas de manejo mais eficientes. Ao fornecer insights valiosos e alertas oportunos, as duas plataformas contribuem para uma produção de leite mais consistente e de alta qualidade”, detalha Rafaela. 

Sobre a COWMED

A COWMED é uma agritech sediada em Santa Maria (RS) que revolucionou a indústria leiteira com sua coleira de monitoramento de vacas leiteiras. Ao fazer uso de Inteligência Artificial e Internet das Coisas (IoT), a startup é conhecida por fazer as “vacas falarem”. Fundada em 2010 pelos irmãos e engenheiros Leonardo Guedes e Thiago Martins, a startup oferece monitoramento 24 horas por dia e em tempo real para vacas por meio de coleiras, permitindo aos pecuaristas acompanhar o bem-estar, saúde e ciclo reprodutivo dos animais. 

Com mais de 50 mil vacas monitoradas em seis países, a COWMED desenvolveu tecnologia de ponta para o setor, proporcionando otimização da gestão rural e contribuindo para o crescimento e eficiência do mercado leiteiro.

Mais informações: www.cowmed.com.br

Sobre a Rúmina 

A Rúmina é uma empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, com foco em apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis. Por meio de tecnologia, transforma dados das fazendas em uma experiência digital inteligente, que apoia o produtor e empodera a cadeia a tomar decisões mais seguras dentro do negócio.

A plataforma Rúmina engloba o Ideagri, sistema brasileiro de gestão zootécnica e financeira para suporte à tomada de decisão das propriedades leiteiras; a OnFarm, solução tecnológica direto na fazenda para controle de mastite, saúde do úbere e qualidade do leite; a RúmiCash, parceira financeira da cadeia leiteira, oferecendo acesso rápido e simplificado a crédito e adiantamento para produtores de leite; o RúmiScore, índice pioneiro que avalia e compara fazendas leiteiras em todo o Brasil, baseando-se em 13 indicadores-chave de produtividade e sustentabilidade; o RúmiFlow, tecnologia inovadora e de ponta que garante uma pré-ordenha automatizada e mais rápida com tetos desinfetados e estimulados 365 dias no ano; o Rúmina Insights, plataforma de inteligência de dados para a cadeia leiteira, fornecendo insights valiosos para produtores e profissionais do setor; o RúmiCorte, sistema brasileiro de gestão zootécnica e financeira para suporte à tomada de decisão das propriedades de gado de corte e o RúmiAction, que será lançado em breve.

Mais informações: www.rumina.com.br

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte?
Se cadastre abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Anuncio
Texto do anúncio
Clique aqui
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors