Contato

Troféu IILB – Cobiça é bicampeã como Melhor Fazenda e Santa Helena ganha pela maior evolução

Gestão, pessoal qualificado, foco e simplicidade. Esses são alguns dos segredos que levaram a Fazenda Cobiça, localizada em Três Corações, Minas Gerais, a conquistar, pela segunda vez consecutiva, o Troféu Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) de ‘Melhor Fazenda’. Já a Fazenda Santa Helena foi a grande campeã na categoria lançada em 2020, ‘Melhor desempenho acumulado no ano’. A divulgação das vencedoras ocorreu durante o lançamento da quinta edição do IILB, que completou um ano de circulação e trouxe uma análise detalhada sobre a relação entre o tamanho das fazendas e sua produtividade.

Categoria: Melhor fazenda

De propriedade dos irmãos Marcelo e Marcílio Branquinho e contando com um rebanho acima de 2000 animais leiteiros, a Fazenda Cobiça conquistou 8,86 pontos em um universo de 10 pontos possíveis no IILB. A pontuação foi muito superior à média geral, que nesta quinta edição foi de 4,20 pontos, e garantiu seu bicampeonato. A CEO da Ideagri, Heloise Duarte, explica que os proprietários da Cobiça possuem uma preocupação forte com a qualidade de todo o negócio. “Eles conhecem a fazenda profundamente, buscam soluções práticas e tomam decisões baseadas em números, isso sem deixar de lado a atenção com as pessoas e os treinamentos”, completa.

Há pouco mais de 20 anos, os proprietários focaram seus esforços no leite, abandonando a cultura do café, com a qual também trabalhavam. “Eles definiram como meta serem os melhores e trabalham para isso. São muito atentos à saúde das vacas e cuidam bastante da seleção genética. Em caso de anomalias, fazem tratamento”, explica Heloise.

Nova Categoria: Melhor desempenho acumulado no ano

A grande novidade do Troféu IILB em 2020 foi a criação de uma nova categoria para o prêmio, Melhor desempenho acumulado no ano, na qual é avaliada toda a evolução das fazendas no ranking IILB. A vencedora da categoria foi a Agropecuária Santa Helena, localizada em Prata, Minas Gerais. De propriedade de Felipe Achcar. A Fazenda pulou mais de 20 posições, alcançando o top 5 do ranking do IILB.

Com rebanho de gado girolando, há cerca de 5 anos, aproximadamente, a fazenda, que até então tinha como principal atividade a produção de peru, após o encerramento desta atividade, voltou seus esforços para a produção de leite. “A fazenda era tiradora de leite e não produtora de leite”, explica Achcar. “Toda a estrutura utilizada para o aviário foi adaptada e hoje é utilizada para as vacas, como os galpões, onde construímos os cochos, pista de trato, aumentamos a quantidade de ventiladores, aproveitando o que já tínhamos”.

O proprietário credita esse avanço da fazenda no IILB principalmente ao gerenciamento e capacitação de pessoas, além dos investimentos em estrutura. “Nós aumentamos a sala de banho, melhoramos a ordenha, o bezerreiro, criamos uma estrutura que chamamos de manjedoura, onde o bezerro fica em uma gaiola suspensa de 0 a 30 dias, enfim, foi na verdade uma soma de fatores. Além disso, desde que me formei em Agronomia e assumi a fazenda, em 2016, temos buscado a profissionalização ano após ano e agora estamos colhendo os frutos.”

Fotos da Cobiça

 
Enzo Branquinho (Fazenda Cobiça), Heloise Duarte (CEO Ideagri), Matheus Moreira (Coordenador Pecuária de Leite Rehagro) e Geovanna Branquinho (Faz. Cobiça), na entrega do prêmio de 2019, que foi presencial Imagem da Fazenda Cobiça
 
Equipe da Fazenda Cobiça Casinhas suspensas onde as bezerras permanecem por cerca de 60 dias
image image
Barrações de Free Stall da fazenda Ordenha tipo lado a lado com 48 postos

Fotos da Santa Helena

Img Img
Visão das instalações para as vacas Imagem do bezerreiro
Img Img
Vista aérea da fazenda Vacas no compost
Img Img
Visão da recria e curral Galpões vistos da área externa

IILB

Assista ao vídeo sobre o Índice IDEAGRI do Leite Brasileiro (IILB) que vem mudando a forma como toda a cadeia produtiva no Brasil promove a avaliação do desempenho do setor. No vídeo, confira informações sobre a abrangência, metodologia e saiba como acessar as informações.  

https://youtube.com/watch?v=qAI87ES9VhE%3Frel%3D0

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors