Contato

Vacina para mastite ambiental: vale a pena?

Brunna Granja

Time OnFarm

 

A mastite causada por coliformes, ou seja, bactérias gram-negativas como Escherichia coli, Klebsiella spp., Enterobacter spp., ocorre pela invasão dessas bactérias via canal do teto através do contato dos tetos com matéria orgânica.

Essas bactérias têm a capacidade de sobreviver e se multiplicar dentro da glândula mamária, causando principalmente casos clínicos de mastite, podendo apresentar sinais clínicos sistêmicos (como febre, apatia, perda de apetite e desidratação) principalmente nos momentos onde o animal apresenta uma maior vulnerabilidade, que é no pré e pós-parto (período de transição).

Uma maneira de amenizar os problemas causados por essas infecções é aumentar a resposta imune do animal, sendo uma opção a vacinação. Uma possível vacina a ser utilizada é a E.coli J5, essa vacina atua no aumento dos níveis de anticorpos efetivos no sangue, ao redor do canal do teto e no leite.

Alguns estudos realizados utilizando a vacinação com J5 em bovinos leiteiros nos mostram resultados positivos referente principalmente à diminuição da gravidade dos casos de mastite clínica.

Duas pesquisas realizadas por Wilson et al. (2007 e 2008) avaliaram o uso da vacina J5 em rebanhos do estado de Nova Iorque, EUA.

No primeiro estudo realizado em 2007, foram utilizados 3 rebanhos comerciais, com um grupo tratado com a vacina J5 (n = 251) e um grupo controle (n =306).  O estudo apresentou resultados positivos para o grupo de animais vacinados, apresentando 1,6% de perdas relacionadas à morte ou descarte de animais para o grupo tratado, quando comparados a 4,3% para o grupo controle. Os resultados mostraram que o aumento da gravidade dos casos de mastite clínica foi maior nas vacas do grupo controle (n= 92) quando comparado ao grupo vacinado (n = 89). A vacinação foi eficiente na redução da gravidade dos casos clínicos, no entanto não diminuiu a incidência desses casos.

Em um segundo estudo realizado em 2008 nos mesmos rebanhos comerciais do estudo anterior, foram comparados entre os grupos a produção de leite e o desempenho reprodutivo após o caso de mastite clínica. A taxa de concepção foi de 73,5% para o grupo controle e 68,9% para o grupo vacinado com J5, no entanto não houve diferença estatística entre esses resultados. A redução na produção de leite diária foi menor no grupo vacinado, com média de 7,6kg quando comparado ao grupo controle. No entanto, os efeitos benéficos da vacinação em relação a produção de leite foram maiores em vacas que apresentaram um quadro de mastite clínica por coliformes até 50 dias de lactação e diminuindo ao longo do avanço dos dias em lactação, desaparecendo aproximadamente aos 100 dias de lactação.

De forma geral a vacinação com a J5, para casos de mastite clínica causados por E. coli, não diminui o risco da vaca apresentar mastite clínica, porém auxilia o sistema imune do animal, diminuindo a gravidade dos casos clínicos de mastite e reduzindo também a perda da produção de leite.

 

Wilson, D. J.; Grohn, Y. T.; Bennett, G. J.; González, R. N.; Schukken, Y. H.; Spatz, J.  Comparison of J5 Vaccinates and Controls for Incidence, Etiologic Agent, Clinical Severity, and Survival in the Herd Following Naturally Occurring Cases of Clinical Mastitis.  Journal of Dairy Science, v.90, p.4282-4288, 2007.

 

Wilson, D. J.; Grohn, Y. T.; Bennett, G. J.; González, R. N.; Schukken, Y. H.; Spatz, J.  Milk Production Change Following Clinical Mastitis and Reproductive Performance Compared Among J5 Vaccinated and Control Dairy Cattle. Journal of Dairy Science, v. 91, p. 3869-3879, 2008.

 

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors