Cliente no centro: demanda dos usuários impulsiona novas integrações e evolução do Ideagri

Focada em oferecer uma experiência cada vez mais completa e eficiente, a Rúmina se debruça em parcerias estratégicas com empresas líderes do setor, facilitando a troca de informações e tomadas de decisão baseadas em dados precisos.

Frente a demanda por uma pecuária leiteira cada vez mais eficiente e sustentável, as integrações proporcionadas pelo Ideagri, sistema de gestão da Rúmina, ocorrem em um ritmo acelerado e se tornam cada vez mais essenciais. O ponto é que o setor já reconhece que a conexão com sistemas de monitoramento animal e de ordenha automatizada proporciona inúmeros benefícios para o produtor de leite.

Integrar permite o monitoramento em tempo real do estado de saúde do rebanho, identificar precocemente possíveis doenças, ajustar a alimentação e o manejo de forma mais personalizada e eficiente, resultando em animais mais saudáveis e produtivos. Além disso, as fazendas que adotam esses sistemas integrados têm um aumento significativo na produtividade, na qualidade do leite produzido e na rentabilidade do negócio, tornando-se mais competitivas no mercado.

E não há dúvidas: a competitividade se tornou peça-chave para aqueles que pretendem permanecer na atividade. E, claro, sem esquecer das vantagens para as vacas, essas, que também saem ganhando já que recebem cuidados mais personalizados, desfrutando de maior bem-estar e melhor qualidade de vida.

Nessa linha, a fim de proporcionar as melhores experiências ao mercado e lapidadas com extrema excelência, a Rúmina realiza constantemente novas alianças estratégicas com diversas empresas a fim de integrar dados e facilitar a gestão dos mesmos. Atualmente, já possui integrações, via Ideagri, com empresas como CowMed, MSD Saúde Animal (SenseHub), DeLaval (Delpro) e GEA Group (Dairy Plan).

É interessante destacar que hoje o Ideagri se consolida como o principal sistema de gestão para as fazendas leiteiras já que a ferramenta está presente em 24 estados brasileiros e em diferentes nações da América Latina, contando com mais de 6 mil fazendas e 4,7 milhões de animais cadastrados.

Segundo a Gerente de Produto do Ideagri, RúmiCorte e Rúmina Insights, Rafaela Walterman, a integração com outros softwares permite a entrada de dados em um único sistema, distribuindo automaticamente as informações para os demais. Um exemplo disso é uma fazenda com mais de 5 mil animais que utiliza o Ideagri, mais três softwares de ordenha e é adepta ao monitoramento animal.

“Anteriormente, os dados eram inseridos manualmente em todos os quatro sistemas.  Agora, conseguimos otimizar esse processo para que a entrada de dados seja feita em apenas um sistema, o Ideagri. Isso libera tempo para os colaboradores se concentrarem no que realmente importa: analisar os resultados, definir estratégias e acompanhar o progresso”, enfatizou ela.

O cliente no centro, sempre!

Sempre pensando nos clientes com atenção diferenciada e especial, as integrações passam a ser uma ação para atender as necessidades dos usuários, afinal, o Ideagri nunca deixa de lado uma boa prosa como as pessoas que estão diariamente no campo. A ideia, com isso, é lapidar cada vez mais a sua ferramenta. Sendo assim, muitas vezes o interesse pela integração parte da própria empresa parceira a pedido de clientes em comum.

Segundo Júlio Meirelles, Gerente Administrativo e Financeiro da Agropecuária Melkstad a 2ª maior fazenda produtora de leite do Brasil de acordo com o levantamento do Top 100, como a fazenda possui mais de um sistema de ordenha, ela obrigatoriamente precisa centralizar os dados em um único local. “Com as integrações, centralizamos todos os nossos dados no Ideagri, abastecendo todos os demais sistemas e isso é de grande valor para nós. Além disso, o Ideagri possibilita a conexão com o BI (business intelligence) o que nos permite sofisticação no gerenciamento do nosso rebanho, utilizando os dados atualizados em nuvem em um sistema configurado e personalizado do nosso jeito”. Júlio reforçou que essas facilidades refletem na economia de tempo e qualidade dos dados, resultando em uma informação mais valiosa a partir do momento que se torna integrada.

“Alguns sistemas não permitem edições no histórico do banco de dados, de forma que, se ocorre algum erro no passado e você precisa alterá-lo, acaba se tornando um desafio. Com o Ideagri, conseguimos tratar os dados, fazer uma curadoria e realizar ajustes para ficar com o banco de dados correto. Em resumo, é muito mais confiável ter a integração do que você não ter. A chance de você tomar decisões erradas é bem maior sem ela”, completou.

As integrações fazem parte de um processo colaborativo contínuo entre o Ideagri, as empresas parceiras e os clientes. A Rúmina tem um extremo comprometimento em atender com precisão as demandas e por isso não abre mão de contar com uma equipe de especialistas de ponta, o que permite que a cada novo passo, adquira ainda mais experiência para os desafios futuros.

Nesse contexto, Leonardo Araújo, Head CX da Rúmina, reforça que as integrações têm o objetivo claro de facilitar o cotidiano das fazendas, sendo o Ideagri o hub de conexão de dados que conecta diferentes ferramentas tecnológicas para, no fim das contas, transformar dados em inteligência.

“Isso tudo permite a absorção de dados oriundos de outras plataformas, facilitando demais a vida dos envolvidos, evitando retrabalhos e minimizando drasticamente os erros. Em resumo, nós conseguimos fornecer uma experiência inteligente por meio de relatórios para os nossos usuários”, completou.

Quer conferir o que já está ativo e o que está a caminho?

Sendo considerado o principal sistema gestão de fazendas, o Ideagri se integra atualmente aos sistemas líderes de gestão de ordenha, como o Delpro (DeLaval) e o Dairy Plan (GEA). Esta colaboração permite a atualização automática de informações entre o Ideagri e os softwares parceiros, garantindo que os dados de pesagem e ordenha sejam compartilhados facilmente.

Já a parceria com a CowMed oferece aos produtores uma visão abrangente das propriedades, permitindo a identificação de padrões comportamentais das vacas a fim de melhorar a gestão da saúde do rebanho. De acordo com o CEO da CowMed, Thiago Martins, este é um marco importante para toda a cadeia leiteira e uma evolução significativa, onde todos os elos saem ganhando.

Com o SenseHub, da MSD Saúde Animal, o foco são as informações detalhadas sobre a reprodução, saúde, nutrição e bem-estar das vacas leiteiras, pilares fundamentais para o bom funcionamento das leiterias. Não é à toa que Thatiane Kievitsbosch, Gerente de Produtos de Tecnologia da MSD Saúde Animal, frisa a imensa facilidade proporcionada ao produtor rural, otimizando tempo e reduzindo erros no momento da inserção proporcionados por uma plataforma única.

Já debruçada em novas parcerias colaborativas, o Ideagri vem desenhando novas parcerias colaborativas. Uma delas, é com o Horizon, da Lely, que promete melhorar a gestão de ordenha com dados de fornecedores de ordenhadeiras robôs no Brasil. A primeira versão estará disponível em maio deste ano. Já a integração com a BouMatic, Datamars, GMZ e HerdMetrix serão as próximas a serem desenvolvidas e permitirão a análise de dados relacionados aos procedimentos de ordenha e monitoramento animal nas propriedades.

É com este olhar para o futuro e novas colaborações em vista que o Ideagri se consolida como a principal ferramenta e hub de integração das fazendas leiteiras, promovendo não apenas a eficiência operacional, mas também o bem-estar animal e a sustentabilidade do negócio

Autora do artigo: Raquel Maria Cury Rodrigues, da Equipe Rúmina

Compartilhe:
plugins premium WordPress