Em Anta Gorda, no interior do Rio Grande do Sul, a busca pela excelência é regra na Granja Lodilatte. Com 160 vacas em lactação alojadas em sistema compost barn, a produtora Morgana Lodi lidera um time comprometido com a sanidade, o manejo e o bom desempenho das pessoas envolvidas. “Procuramos fazer o básico bem feito – aquele arroz com feijão que exige anos de aprimoramento”, resume.

Mas até o melhor arroz com feijão pode ser aprimorado com tecnologia. E foi exatamente isso que aconteceu com a chegada do RúmiFlow, uma das soluções da Rúmina que vem revolucionando a rotina de ordenha da propriedade.


Do desafio à solução
“Falar do RúmiFlow é fácil, não tem muito mistério, porque ele é sensacional”, afirma Morgana, entusiasmada. O interesse pela tecnologia surgiu ao perceber um aumento nos casos de mastite, diretamente ligado aos desafios do sistema compost barn. “A umidade dificultava muito o padrão de limpeza das vacas, e vimos a necessidade de buscar algo mais eficiente.”
Foi aí que o RúmiFlow entrou em cena, oferecendo um pacote completo: escovas automatizadas, dosagem precisa de desinfetante (dióxido de cloro) e secagem dos tetos na pré-ordenha, com padronização e estímulo ideais para a saúde dos animais e a qualidade do leite.

Resultados que não deixam dúvida
Logo nos primeiros meses de uso, os benefícios ficaram evidentes: “Depois que colocamos o RúmiFlow, os desafios melhoraram demais: tanto na limpeza dos tetos quanto na mastite”, conta Morgana. A Contagem de Células Somáticas (CCS) caiu de 400 mil para 280 mil cél/mL em apenas cinco meses. E o melhor: a fazenda já contabiliza três meses sem nenhum caso de mastite que exija o uso de antibióticos.
“O padrão de limpeza que ele proporciona nos tetos das vacas, o impacto nas células somáticas… tudo funciona muito bem. Repito: é um produto sensacional.”
Mais rapidez e menos esforço
A ordenha também ficou mais ágil. Segundo Morgana, houve uma economia de cerca de 30 minutos por ordenha, com maior conforto para a equipe e mais tranquilidade no manejo. “No início, deu um medo. Mudar a rotina é cansativo, mas agora os funcionários não querem mais tirar. Eles estavam acostumados com o modelo antigo, foi totalmente diferente. Mas depois que pegaram o ritmo, deslancharam.”
Uma tecnologia que veio para ficar
Além de entregar resultados reais, o RúmiFlow se destaca pela praticidade. “É um equipamento simples, exige pouca manutenção, dá pouco trabalho – não identificamos nada de problemas. A propriedade só tem a ganhar, não tem pontos negativos a serem destacados.”
Tanto é que Morgana já brincou com os colaboradores dizendo que retiraria o RúmiFlow ao final do contrato — e ouviu um sonoro “não”. “A nossa ideia é mantê-lo, visto que ele é muito bom. Nós aqui da Granja Lodilatte não nos imaginamos mais sem o RúmiFlow.”
Quer transformar também a rotina da sua fazenda, elevar a qualidade do leite e dizer adeus à inconsistência na pré-ordenha? Com o RúmiFlow, você automatiza, padroniza e conquista resultados reais. Se a sua fazenda possui mais de 150 vacas em lactação, fale com o time da Rúmina e descubra como levar essa tecnologia para o seu rebanho.