Contato

A gestão econômica para a pecuária de corte

A gestão econômica para a pecuária de corte

A pecuária brasileira tem investido cada vez mais em tecnologias que adotam modernas técnicas de manejo dos rebanhos com o objetivo de aumentar a produtividade e assim gerar maiores retornos econômicos.

O mercado atual tem se tornado altamente competitivo e, com isso, realizar a gestão da atividade torna-se indispensável para garantir mais lucratividade e eficiência na propriedade. Os processos gerenciais se fazem necessários para apoiar, aferir e sustentar o negócio, e assim verificar o crescimento, bem como evidenciar possíveis caminhos para alavancar os resultados.

Realizar a contabilidade da propriedade rural é o caminho certo a ser tomado pelo gestor que quer ter sucesso e mantê-lo. Além de mostrar a posição financeira em determinada data, permite evidenciar onde os custos e as despesas são consumidos e como podem ser controlados. Dessa forma, o gerenciamento deve oferecer a melhoria das informações, controles e formas de mensuração. Ele também pode auxiliar na construção do futuro, através de projeções, subsidiando o processo de planejamento, e assim, a maximização de recursos e a continuidade do negócio.

Para tal fim, são necessários alguns levantamentos de dados na propriedade, como inventários de equipamentos e benfeitorias, rebanhos existentes e seus tamanhos, área disponível e divisão de pastagens, área de reserva legal e preservação permanente, investimentos realizados, entre outros. Esses dados são importantes para definir os indicadores de desempenho, que irá indicar a decisão correta de gestão a ser seguida.

Em propriedades de bovinos de corte, os dados zootécnicos também são importantes indicadores a serem utilizados pois é a partir dessas coletas que será possível ajustar as melhores estratégias a serem seguidas, seja ela nutricional ou operacional. Os indicadores zootécnicos mais comuns utilizados são taxa de natalidade, taxa de mortalidade, desmame, preço da arroba, ganho de peso diário, lotação dos pastos, produção de arroba/ha/ano e lucro.

De forma geral, verifica-se que as propriedades rurais são gerenciadas com base na experiência prática dos criadores, adquirida ao longo dos anos e repassadas de gerações em gerações. Entretanto, ter um controle da propriedade e conhecimento sobre o mercado é fundamental para a garantia de decisões assertivas sobre o rumo que se deseja, garantir o lucro e diminuir os riscos da atividade.

Considerações

A qualidade de resultados e gerenciamento da produção pecuária é fundamental para o sucesso da propriedade. O gerenciamento econômico realizado de forma satisfatória permite o desenvolvimento da atividade, o que irá permitir eficiência nos indicadores econômicos, o qual também é crucial para a realização da pecuária sustentável.

Autoras:

Luana Molossi | Maria Theresa Fachini

AgriSciences | Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Procure por conteúdos específicos:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors