Contato

Auxiliado pela gestão, bem-estar animal se torna peça-chave na pecuária leiteira

Ter em mente que o bem-estar animal é extremamente vantajoso não só para as vacas leiteiras mas também para o produtor de leite, é o primeiro passo para a sua aderência.

Estar bem. Qualquer ser vivo, de qualquer espécie, necessita e merece transitar e viver com baixos níveis de estresse para realizar as suas funções básicas, ter saúde e longevidade. No caso de animais de produção, eles expressam o seu “ótimo” em cenários menos conflitantes. Alguns índices, como os reprodutivos, produtivos e de qualidade no leite, são exemplos de parâmetros sensíveis ao bem-estar das vacas leiteiras

O conceito de bem-estar animal é visto muitas vezes apenas como a ausência de doença ou lesão. Recentemente, além dessas premissas, há uma preocupação concentrada na dor ou angústia que os animais podem experimentar e a possibilidade deles sofrerem quando mantidos em condições aparentemente “não naturais”, ou seja, pouco instintivas e nas quais não conseguem manifestar seu real comportamento. 

Pesquisas apontam que quando as vacas reduzem o seu status social dentro do grupo, ao mesmo tempo, aumentam o período de serviço, a contagem de células somáticas e a incidência de laminite. Além disso, a produção diária de leite diminui. 

Ainda sobre laminite, outros experimentos mostraram que vacas leiteiras que permaneceram com a inflamação nas lâminas do casco – considerada uma situação de estresse crônico – apresentaram menores concentrações de progesterona, taxa de ovulação, diâmetro folicular e maior período puerperal. Nesse caso, a reprodução foi afetada, resultando em perdas ao produtor. 

A influência da mão de obra e dos hormônios liberados pelo estresse no bem-estar animal 

treinamento dos colaboradores tem papel fundamental no processo de aplicação dos conceitos relacionados ao conforto animal na fazenda, pois vacas tratadas com gentileza, sem medo e agressões, respondem de maneira muito mais positiva a diversas situações. 

A presença de um manejador agressivo pode aumentar em 70% a quantidade de leite residual durante a ordenha, reduzindo a produção leiteira. Um dos motivos para a ocorrência desse quadro é a ação da adrenalina, hormônio que também pode ser liberado em situações estressantes. Ela inibe o efeito da ocitocina, hormônio responsável pela descida do leite. 

Assim, é possível afirmar que o estresse estimula as vacas a liberar hormônios em demasia, pois elas se veem numa situação de luta e/ou fuga. Além da adrenalina já citada acima, o outro hormônio que passa a ser prejudicial em excesso é o cortisol, que influencia negativamente na absorção de nutrientes, no sistema imune, torna os animais mais sensíveis ao estresse térmico, prejudica a secreção de hormônios reprodutivos como LH e FSH, entre outros. 

É aqui que a gestão na fazenda leiteira começa a dar as caras, afinal, um bom gerenciamento engloba a capacitação da mão de obra rural a fim de conscientizá-la sobre as necessidades comportamentais e fisiológicas dos animais. 

As diversas facetas do estresse nas vacas leiteiras 

Em vacas leiteiras, se fala muito sobre estresse térmico (que realmente é de extrema importância ainda mais em um país tropical como o Brasil), mas, outras circunstâncias também podem ser extenuantes e influenciar no comportamento delas, como: 

– estresse vivenciado em alguns tipos de manejo no dia a dia;

– carência de água fresca e alimentos adequados e de qualidade;

– ações profiláticas como a vacinação;

– alterações na rotina e na dieta; 

– desmame;

– doenças e situações que provocam dor e desconforto;

– fatores sociais como mudança de lotes, ambiente e sistema de ordenha;

– entre outros. 

É importante mapear os fatores que podem estar afetando o bem-estar dos animais e pontuar melhorias. Utilizar dados e indicadores analisados por meio de um sistema de gestão e softwares e transformá-los em informações e decisões rápidas e assertivas é uma das ferramentas tecnológicas que os produtores de leite podem escolher para auxiliar nesse caminho. 

A adoção de práticas que priorizem um maior cuidados com os animais é uma cobrança atual inclusive do mercado consumidor e uma realidade vista e preconizada no mundo inteiro. Nunca se falou tanto como antes sobre rastreabilidade e o olhar para dentro da porteira, afinal, as pessoas têm o direito de saber mais a fundo como os alimentos que elas consomem são produzidos

Esse é mais um motivo para que o bem-estar seja apontado como peça-chave na produção animal e caso o pecuarista busque perceptíveis melhorias nos resultados do seu rebanho. 

Sobre a Ideagri

Ideagri é parceira do produtor na gestão e controle da fazenda, incluindo desde informações zootécnicas até controle de custos e financeiro. A Ideagri é a empresa líder no Brasil em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite.

O que lemos para escrever esse artigo:

FERNANDES, H. Cortisol: o inimigo oculto das vacas, MilkPoint, 2020. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/colunas/vaca-feliz/cortisol-o-inimigo-oculto-das-vacas-221558/>. Acesso em: 27/06/2022. 

MACEDO et al. Efeito do estresse na eficiência reprodutiva de fêmeas bovinas. Rev. Bras. Reprod. Anim., Belo Horizonte, v.36, n.1, p.10-17, jan./mar. 2012. Disponível em www.cbra.org.br. 

Von Keyserlingk MA, Rushen J, de Passillé AM, Weary DM. Invited review: The welfare of dairy cattle – key concepts and the role of science. J Dairy Sci. 2009 Sep;92(9):4101-11. doi: 10.3168/jds.2009-2326. PMID: 19700671.

Autora do artigo:

Raquel Maria Cury Rodrigues, zootecnista pela Unesp de Botucatu e especialista em Gestão da Produção pela Ufscar. 

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors