Contato

Coletânea de colunas IILB na Leite Integral

As Colunas IILB (Índice Ideagri no Leite Brasileiro) na Revista Leite Integral, são frutos da parceria entre a revista e a Ideagri, através da publicação dos materiais, com periodicidade bimestral. Cada artigo traz, em primeira mão para os leitores, análises avançadas de diferentes cenários e indicadores, derivados da plataforma IILB.

 Na edição 152 da Leite Integral, a Coluna IILB fez uma análise dos rebanhos holandeses mais eficientes.Transformar dados em informações é fundamental para conhecer a realidade e identificar os sistemas de produção brasileiros mais eficientes. Na edição 152 da Revista Leite Integral, a coluna IILB traz uma análise das características dos rebanhos holandeses que mais se destacaram na última edição do boletim.
   
  Na edição 150 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘A INTELIGÊNCIA DOS DADOS’O Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) foi criado para oferecer uma visão do desempenho de fazendas profissionais do país, oferecendo, ao longo das suas edições trimestrais, uma rica gama de análises qualitativas e quantitativas, abrangendo vários aspectos da atividade e consolidando-se como referência para o desempenho da cadeia produtiva do leite. Completando 3 anos de avaliações, a plataforma de acesso livre apresenta ferramenta que permite a comparação da produtividade de fazendas por região e perfil do rebanho.
   
 Na edição 148 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘Passo a passo’A evolução da nota ao longo das edições representou, naturalmente, a evolução dos indicadores que as compõem. No momento da concepção dos critérios de pontuação, levamos em conta os valores médios dos rebanhos avaliados, respeitando os perfis raciais. Os rebanhos evoluíram e, assim, implementamos, na 10ª edição do IILB (IILB 10) e, a partir daí, a cada três anos de avaliações, a revisão da régua ou da base de cálculo.
   
 Na edição 146 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘Nem tanto ao mar, nem tanto à terra’O Escore de Condição Corporal (ECC) ao parto é um fator que deve ser controlado e manejado, para que as matrizes apresentem o melhor desempenho produtivo e reprodutivo durante a lactação que se inicia. Com o intuito de oferecer camadas adicionais de informações e análises, que permitam subsidiar as tomadas de decisão dos manejos nas fazendas, esta coluna avalia o impacto do ECC ao parto no PS da matriz, com base em rebanhos qualificados para a 9ª edição do IILB (IILB-9).
   
 Na edição 144 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘A corda e a caçamba’Os dados do IILB BEA (Índice Ideagri do Leite Brasileiro – Bem-Estar Animal) mostram que eficiência e Bem-Estar Animal são objetivos complementares.
   
 Na edição 142 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘De olho nos indicadores’Entender o contexto macroeconômico é fundamental para analisar os indicadores dos sistemas de produção de leite. A edição mais recente do IILB – Índice Ideagri do Leite Brasileiro, de número 8, foi disponibilizada no apagar das luzes de 2020. Nada faria mais sentido do que avaliar como o contexto macroeconômico impactou as fazendas avaliadas no IILB, neste ano inusitado.
   
   Na edição 140 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘Importantes diferenças’Na coluna do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), publicada na edição de número 40 o tema foi a perda de prenhez. A perda de prenhez e a taxa de prenhez são valiosos indicadores que devem ser analisados separadamente para compor uma visão global da eficiência reprodutiva do rebanho. A coluna deste mês aborda a perda de prenhez, que é um importante indicador relacionado à eficiência reprodutiva do rebanho. Colunas e artigos anteriores já abordaram a taxa de prenhez. Assim, complementar as avaliações, com análises das perdas, foi um caminho natural. A perda de prenhez não impacta diretamente na taxa de prenhez do rebanho, porém são valiosos indicadores que devem ser analisados separadamente para compor uma visão global da eficiência reprodutiva do rebanho.
   
 Na edição 138 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘De pequeno que se torce o pepino’A fase inicial da criação de bezerras merece toda a atenção de técnicos e produtores, pois contribui para uma maior taxa de sobrevivência e influencia a produção de leite da futura matriz. O intuito das análises apresentadas nas colunas IILB (Índice Ideagri do Leite Brasileiro) é validar premissas técnicas com base na observação de dados reais de rebanhos brasileiros. Na edição 132 da Revista Leite Integral, o tema abordado foi o impacto da idade ao primeiro parto na produção de leite da matriz. Na mesma linha de análise, o tema escolhido para esta coluna foi o impacto do ganho de peso até a desmama na produção de leite da primeira lactação da matriz.
   
 Na edição 136 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘Separando o Joio do Trigo’Na coluna do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), publicada na edição de número 136 da Leite Integral, tivemos a oportunidade de realizar a primeira análise do impacto da taxa de prenhez na lucratividade dos rebanhos. Houve grande repercussão positiva em relação às conclusões apresentadas e, também, uma demanda por análises complementares, considerando outras variáveis. Assim, nesta coluna, avaliamos, com base em dados obtidos na 5ª edição do IILB (IILB 5), a relação da produção média dos rebanhos e do DEL (dias em lactação) à primeira inseminação pós parto com as taxas de serviço, concepção e prenhez.
   
 Na edição 134 da Leite Integral, o tema da Coluna IILB foi ‘Gestão que dá certo – COMPROVADO!’Em tempos de COVID – 19, informações confiáveis também se mostram valiosas para a gestão da atividade leiteira. No momento atual, repleto de desafios e incertezas em função da COVID-19, o poder da informação confiável também ganha destaque, seja no contexto epidemiológico, macroeconômico ou microeconômico – na gestão das empresas e dos negócios. Não há dúvidas de que empresas, sejam urbanas ou rurais, que possuem e utilizam informações confiáveis e precisas, têm um diferencial competitivo em relação às demais, saindo na frente na corrida para se manter na atividade, especialmente no agronegócio, quando falamos de fazendas de menor porte. Nesta edição, a coluna IILB analisa o impacto da implantação de um sistema de gestão no desempenho das fazendas.
   
 Na edição 132 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘No tempo certo’Reduzir a idade ao primeiro parto, com o manejo adequado das bezerras, dilui os custos de criação, aumenta produtividade e rentabilidade, além de impactar no bem estar do animal! Nesta coluna, nos aprofundaremos na análise da relação de dois dos indicadores que compõem o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB): a idade ao primeiro parto em meses (IPP) e a produção de leite na primeira lactação (Prod. leite total/corrigida 1ª lac.). 
   
 Na edição 130 da Leite Integral, a Coluna IILB foi intitulada ‘Tamanho é documento?’A quinta coluna IILB (Índice Ideagri do Leite Brasileiro), fruto da parceria entre a Leite Integral e a Ideagri, mostra que fazendas de menor porte podem apresentar performances comparáveis ou, em alguns casos, até maiores do que as grandes propriedades. As análises forma realizadas com base em 912 rebanhos, amplamente distribuídos pelo Brasil. 
   
 Na edição 128 da Leite Integral, o tema da Coluna IILB foi ‘Gestão de Dados e Qualidade do leiteA quarta edição da Coluna IILB traz informações sobre as médias de CCS no tanque e o percentual de mastite subclínica dos rebanhos, como uma leitura adicional aos índices avaliados para a composição da nota geral do IILB – os melhores desempenhos para a qualidade do leite estão correlacionados com as melhores pontuações. A coluna destaca a necessidade de mais empenho com a entrada de dados de qualidade. 
   
 Na edição 126 da Leite Integral, o tema da Coluna IILB foi ‘Taxa de prenhez e seu impacto na lucratividade’Na terceira coluna IILB apresentamos análises inéditas para os leitores da revista. O IILB se consolida no mercado como ferramenta indispensável no planejamento estratégico para produtores e técnicos. Para quem está conhecendo o IILB, é fundamental saber que ele é uma nova maneira de medir a eficiência da produção de leite e que vem mudando a forma como toda a cadeia produtiva no Brasil promove a avaliação do desempenho do setor. A coluna aborda a Taxa de Prenhez e as taxas englobadas por ela, a Taxa de Concepção e Taxa de Serviço. 
   
 Na edição 124 da Leite Integral, o tema da Coluna IILB foi ‘Taxa de mortalidade de vacas’Na segunda coluna IILB na Leite Integral será abordado um importante fator que aflige produtores de leite: a mortalidade de vacas. Como exemplo do impacto na produção, a média típica da mortalidade anual de vacas em rebanhos nos Estados Unidos é de 6 a 8%. Os dados são da DHIA (Dairy Herd Improvement Association). Confira, no artigo, abaixo alguns índices inéditos brasileiros obtidos por meio do IILB.
   
 Na edição 122 da Leite Integral, o tema da Coluna IILB foi ‘Taxa de sobrevivência de fêmeas até 1 ano’Confira o conteúdo da primeira Coluna IILB na Revista Leite Integral, que marca o início da parceria entre a revista e a Ideagri, através da publicação bimestral da coluna. Cada artigo traz, em primeira mão para os leitores, análises avançadas de diferentes cenários e indicadores, derivados da plataforma IILB. Na edição 122 da Leite Integral, o tema explorado foi a ‘Taxa de sobrevivência de fêmeas até os 12 meses de idade’. 
   

IILB

Assista ao vídeo sobre o Índice IDEAGRI do Leite Brasileiro (IILB) que vem mudando a forma como toda a cadeia produtiva no Brasil promove a avaliação do desempenho do setor. No vídeo, confira informações sobre a abrangência, metodologia e saiba como acessar as informações.  

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors