Contato

Como a cultura na fazenda e o compost barn influenciaram no controle da mastite da Fazenda São Miguel

A Fazenda São Miguel está localizada na cidade de Piranga/MG, na Zona da Mata Mineira, e quem começa contando a história dela para nós é a médica veterinária Ana Carolina Oliveira Lana, que administra a fazenda com o seu pai, Cristiano José Silva Lana.

“A pecuária leiteira iniciou no ano 1945, com o meu bisavô, Cristovam Firmino Lana. Ele adquiriu a propriedade e logo na sequência comprou algumas vacas com uma produção média de 10 litros/dia. Após alguns anos, a atividade foi passada para o meu avô Geraldo Teixeira Lana e depois para o meu pai Cristiano, no ano 1989. Com o meu pai na liderança da atividade, iniciou-se a inseminação artificial e o acompanhamento por médicos veterinários de forma mensal, o que levou a um rápido melhoramento genético do plantel”, disse ela.


Em 2001, foi iniciada a assistência técnica com o PDPL (Programa de Desenvolvimento da Pecuária Leiteira), promovendo ainda mais melhorias na propriedade. Vale ressaltar que a assistência com o PDPL ocorre até hoje.

Em 2016, Ana começou a trabalhar na fazenda e logo após foi ocorrendo melhorias na qualidade do leite, juntamente com o apoio da Itambé – e, também – foi neste período que a São Miguel conheceu a OnFarm, oferecendo, segundo Ana, um grande auxílio no controle da mastite. Em 2019, foi iniciada a FIV (fertilização in vitro) em parceria com a CCPR, e de lá para cá, a propriedade vem progredindo muito em genética e qualidade do leite.

Atualmente, a São Miguel produz 1600 litros de leite por dia com 90 vacas em lactação. Os sistemas produtivos são o compost barn e piquetes rotacionados e os animais são Girolando 3/4 e 5/8. De acordo com Ana, a fazenda utiliza o sêmen sexado da raça Holandesa e o convencional da raça Gir, isso, a fim de evitar machos Holandeses.

Desafios da Fazenda São Miguel

Hoje, segundo Ana, alguns dos maiores desafios na fazenda são os custos com alimentação e o preço do leite. “A mastite também já foi um problema grave na fazenda há alguns anos e chegamos a gastar mais de R$ 5 mil por mês com antibióticos e anti-inflamatórios. Devido a um programa de qualidade do leite, promovido pelo nosso laticínio, iniciamos um processo de melhoramento nesta área. Aprendemos a fazer linha de ordenha, CCS (Contagem de Células Somáticas) individual, cultura microbiológica na fazenda, descartamos alguns animais que influenciavam muito na CCS do tanque e nesse fluxo de melhorias, adquirimos a OnFarm”.

Para ela, a OnFarm foi uma ferramenta essencial para a melhoria da qualidade do leite da Fazenda São Miguel, além de promover outros benefícios, como a redução no uso de antibióticos e consequentemente, dos custos. E com a inauguração compost de barn, há dois anos, a incidência de várias doenças, inclusive da mastite, foi reduzida.

Outras ações para a melhoria da qualidade no leite

Além da CCS individual das vacas em lactação, linha de ordenha e cultura microbiológica via OnFarm, grande foco é dado na limpeza diária da ordenha, dos maquinários e do tanque. “Ao nosso ver, o uso de detergentes adequados para cada parte da ordenha e tanque são imprescindíveis para a qualidade do leite. A secagem correta das vacas utilizando antibióticos de acordo com a CCS e selantes no período seco, também são formas de controlar a mastite”, completou Ana. Ela finalizou apontando que a estabilidade no preço do leite é o seu maior desejo para o momento. 

Sobre a OnFarm

A OnFarm traz uma solução simples, inovadora e única, que permite a identificação da causa da mastite em 24 horas, na própria fazenda, através da cultura microbiológica.

Conhecer o agente de forma rápida é indispensável para o sucesso de qualquer programa de controle da mastite. A tecnologia acredita no empoderamento dos produtores, para que tomem decisões cada vez mais assertivas.

O produtor em primeiro lugar, sempre.

Para mais informações acesse: https://onfarm.com.br/ ou entre em contato no WhatsApp (19) 97144-1818 ou e-mail: contato@onfarm.com.br | Acompanhe nas redes sociais: Instagram | Facebook | LinkedIn | Youtube

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors