Contato

Como a gestão auxilia no manejo sanitário da fazenda leiteira?

Manter a boa saúde no rebanho é fundamental para uma produção de leite eficiente. Mas como a gestão pode contribuir para a sanidade do rebanho leiteiro?

Provavelmente, a maioria dos produtores de leite concordam que os resultados da fazenda estão atrelados à incidência de problemas sanitários nos animais. A mastite, por exemplo, é uma das clássicas doenças entre as vacas leiteiras que impacta diretamente na rentabilidade.

Ela reduz a produção leiteira, prejudica a qualidade do leite e exige adaptações na propriedade para que o problema não ocorra com frequência. Atualmente, há excelentes opções para que o produtor se prepare para lidar com a enfermidade de maneira mais assertiva através de avanços importantes, como a cultura microbiológica na fazenda.

Além de mastite, esta que pode se apresentar de maneira clínica e subclínica, o plantel pode sofrer com outros desafios como parasitoses (tanto endoparasitas como ectoparasitas), problemas no casco, doenças reprodutivas, infecções (como tuberculose e brucelose), etc. É importante também ressaltar que o nível de bem-estar de um animal é diretamente dependente da sua saúde. O bom estado de conforto é assegurado apenas quando o animal se encontra saudável, ou seja, sem padecer com doenças, ferimentos ou dor.

São por esses e outros variados motivos que as leiterias devem sempre ter em mãos um planejamento do manejo sanitário. Calendário de vacinação, medidas preventivas, uso de ferramentas que contribuam para a saúde dos animais, gestão dos índices zootécnicos e treinamento da equipe podem ser citados como itens que precisam compor o gerenciamento desse importante item.

Prevenir, planejar e agir

 

Quando falamos sobre planejamento, ele se faz necessário para que o produtor se organize com relação a todas as ações que envolvam a saúde dos animais, desde a prevenção até um plano de ação caso alguma situação inesperada ocorra.

Exemplificando por meio da vacinação, após serem definidas as datas de aplicação junto com o médico veterinário responsável pelo rebanho, é preciso pensar na aquisição das vacinas. Estas, devem ser aprovadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e adquiridas em lojas registradas, e na quantidade compatível com o número de animais a serem vacinados. O produtor sempre deve exigir a nota fiscal e conferir os rótulos do frasco para verificar o número de partida, data de fabricação e prazo de validade.

É interessante lembrar que algumas vacinas são obrigatórias em bovinos e, portanto, devem ser incluídas no calendário anual de vacinação. Inclusive, o Mapa define os meses mais adequados para aplicação de algumas delas.

Definidas essas etapas, é preciso se organizar com relação a conservação das vacinas, o local para aplicação, o manejo adequado para evitar estresse desnecessário nos animais, entre outros. Assim, é notável que são vários tópicos a serem pensados e – para que tudo ocorra como o esperado – destacamos mais uma vez que a gestão é essencial.

Coleta de dados e acompanhamento dos índices zootécnicos

 

Coletar dados é outro ponto crucial para que o produtor conheça a situação atual da propriedade não só apenas no âmbito sanitário, mas também, produtivo e reprodutivo. Assim, facilita para que ele estipule metas a curto, médio e longo prazo, proporcionando rapidez na tomada de decisão e maior controle geral da fazenda.

Isso vai determinar a análise de desempenho econômico da propriedade e retorno sobre o investimento. Desta forma, para identificar os principais pontos críticos dentro de um sistema de produção faz-se necessário estar atento nos índices zootécnicos e assim identificar em qual etapa o trabalho está ineficiente. O sucesso de qualquer atividade está na administração. Se não tiver os dados e as informações do rebanho, não tem como gerenciar a propriedade.

Hoje o produtor conta com tecnologias e ferramentas que contribuem para que ele acompanhe de perto indicadores de gestão referentes à saúde do rebanho leiteiro como:
– taxas de mortalidade;

– taxas de descarte voluntário e involuntário;

– taxa de sobrevivência de fêmeas até 12 meses;

– evolução de exames realizados;

– gestão de protocolos sanitários;

– agenda de eventos, entre outros.

Após a análise desses pontos, fica evidente que gestão e sanidade precisam andar lado a lado para que a fazenda se torne cada vez mais eficiente na produção de leite. Basta o produtor buscar informações sobre como aliar as duas questões e de preferência, optar por sistemas/ferramentas que facilitem o seu dia a dia.

Sobre o Ideagri

O sistema Ideagri é o mais completo sistema para pecuária de leite do mercado e oferece administração de todas as áreas da sua fazenda, seja para informações zootécnicas dos seus animais, como também para a administração financeira. Para testar o sistema Ideagri grátis por 10 dias, clique no botão abaixo:

O que lemos para escrever esse artigo:

Da Costa, M.R.J.P. Boas Práticas de Manejo – Vacinação Bovinos Leiteiros, Funep, 2014. Disponível em: <http://www.grupoetco.org.br/arquivos_br/manuais/manual-boas-praticas-de-manejo_vacinacao-bovinos-leiteiros.pdf>. Acesso em: 20/03/2022.

Gaspar, E.B; Minho, A.P; Dos Santos, L.R. Manual de Boas Práticas de Vacinação e Imunização de Bovinos, Embrapa, 2015. Disponível em: <https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/128128/1/CiT-47-15-online.pdf>. Acesso em: 20/03/2022.

Moreira, J.D.S. AVALIAÇÃO DOS INDICADORES ZOOTÉCNICOS DA ATIVIDADE LEITEIRA DA FAZENDA PINHAL, MG, Brasília, 2012. Disponível em: <https://bdm.unb.br/bitstream/10483/4142/1/2012_JomarydosSantosMoreira.pdf>. Acesso em: 20/03/2022.

Autoria do artigo:

Raquel Maria Cury Rodrigues, Zootecnista pela UNESP de Botucatu e especialista em Gestão da Produção pela Ufscar.

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors