Contato

Como a gestão pode contribuir com a sucessão familiar na fazenda leiteira?

Transferir o comando da fazenda leiteira a um sucessor envolve diálogo e uma boa gestão. Planejar a sucessão familiar é um dos segredos para melhores resultados nesse processo.

Qual será o melhor caminho a ser traçado para que os mais jovens se sintam motivados a ficarem no campo e, assim, darem sequência à sucessão familiar do negócio rural? Preocupação atual do agro, essa é a razão para que – desde cedo – seja desenhado um planejamento a fim de estimular as próximas gerações a se envolverem com o negócio.

Já é sabido que há dificuldades para que hoje os produtores encontrem mão de obra especializada para trabalhar na fazenda leiteira, mas, além disso, nota-se que os proprietários vêm encontrando empasses para transferir a gestão e o comando para os seus filhos ou outros possíveis sucessores familiares. E são diversos os possíveis motivos dessa atual realidade, como:

– desejo de mudança no estilo de vida dos mais jovens;

– interesse pela urbanização e as suas facilidades (como meios de comunicação e maior possibilidade de vida social);

– receio de conflitos familiares e trabalho extenuante;

– busca por melhores condições a nível educacional;

– receio de não terem espaço para inovarem e empreenderem na organização;

– percepção de falta de vocação e preparo para gerenciarem a fazenda;

– pouco investimento realizado na propriedades nos últimos anos;

– entre outros.

Por que investir em gestão é uma boa opção para integrar as novas gerações?

Uma das principais observações a ser feita é que a sucessão familiar vai além de questões relacionadas à herança. Ela é um processo contínuo e consistente para modernizar o empreendimento, este, que muitas vezes já esteve nas mãos de várias gerações.

Por isso, é de extrema importância que as duas partes envolvidas estejam dispostas a dialogar a fim de evitar desavenças, afinal, a tradição e a experiência pelos “anos de casa” sempre podem andar de mãos dadas com ideias inovadoras e a implantação de tecnologias. O ideal, é que as diferenças culturais e entre as idades sejam respeitadas e levadas em consideração.

É normal que os sucessores apresentem dúvidas na condução do negócio e felizmente a maioria delas poderá ser respondida com a ajuda de ferramentas gerenciais, como por exemplo:

– acesso ao fluxo de caixa dos últimos anos;

– receitas, despesas e investimentos realizados;

– histórico de índices zootécnicos e do desempenho da lavoura;

– mapeamento de processos, projetos e técnicas aplicadas;

– lista de fornecedores e prestadores de serviços;

– agenda de atividades dos funcionários e do produtor;

– entre outros.

Vale destacar que a gestão deve ser simples, personalizada e internalizada. O objetivo é que ela gere segurança, domínio, bem-estar e o maior importante: resultados. 

Hoje são várias as fazendas que optam por sistemas gerenciais que contribuem com o levantamento e organização dos dados, ponto essencial para o processo de sucessão familiar já que auxilia no retrato de um panorama da situação atual da fazenda leiteira. A gestão abre caminhos para que o sucessor se sinta seguro em tomar decisões e mais confiante em administrar o negócio. 

Autonomia e profissionalização

Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) em 2018, embora o cenário externo exerça influência na decisão dos jovens em toparem ou não sucederem a propriedade, é o ambiente interno que conduzirá o caminho escolhido pela juventude rural.

O levantamento – que contou com 743 filhos de produtores rurais gaúchos com idades entre 13 e 21 anos – aponta que uma das causas que levam os filhos de produtores a desejarem ser sucessores é a autonomia dada pelos pais para que eles participem das decisões referentes à propriedade.

Ainda de acordo com o estudo, no caminho para a troca ou compartilhamento de bastão no meio rural, um ponto é visto como chave entre os especialistas: a necessidade de profissionalizar os sucessores para enfrentarem um mercado global cada vez mais competitivo. Além disso, a construção de um alinhamento entre os membros da família com propósito, visão de futuro, transmissão da cultura e de conhecimento.

Conforme uma das conclusões dos pesquisadores, em qualquer circunstância, as crianças e jovens devem sempre ser ensinados a valorizar o trabalho familiar e ter em mente a importância da produção de alimentos para a sociedade.

Assim, a fim de evitar o aumento do êxodo rural, é interessante que a produção leiteira ofereça condições gerenciais, econômicas, financeiras e estruturais para incentivar os mais jovens a permanecerem no campo, além de políticas públicas direcionadas para esse caso. Também, é fundamental conhecer as razões pelas quais o interesse pode não estar ocorrendo e a consequente elaboração de uma proposta de soluções para auxiliar na solução desse gargalo.

Sobre o Ideagri

O sistema Ideagri é o mais completo sistema para pecuária de leite do mercado e oferece administração de todas as áreas da sua fazenda, seja para informações zootécnicas dos seus animais, como também para a administração financeira.

O que lemos para escrever esse artigo:

Colussi, J. Os motivos que fazem os jovens ficarem ou deixarem o campo no RS, GZH, 2019. Disponível em: <https://bityli.com/YcLWGL>. Acesso em: 09/05/2022.

Vieira, V; Martinelli, R.R; Bankuti, F.I. Permanecer ou sair do campo: um dilema da juventude, MilkPoint, 2021. Disponível em: <https://www.milkpoint.com.br/artigos/producao-de-leite/permanecer-ou-sair-do-campo-um-dilema-da-juventude-224939/> . Acesso em: 09/05/2022.

Webinar Sucessão Familiar – On-line Gratuito ao vivo – Ideagri, 2021. Disponível em: <https://ideagri.com.br/posts/webinar-sucessao-familiar-online-gratuito-ao-vivo-24-de-marco>. Acesso em: 09/05/2022.

Autora do artigo:

Por: Raquel Maria Cury Rodrigues, zootecnista pela UNESP de Botucatu e Especialista em Gestão da Produção

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors