Contato

Condomínio Totó Porto – Rusticidade, Eficiência & Inovação

Há quem acredite que a vida é feita de acasos. Na Canto Porto, alguns acasos resultaram em mudança de rota e abertura de novos mercados. Em 1988, Antônio Carlos Canto Porto Filho, também conhecido como Totó, iniciou a produção de leite tipo A na Fazenda São Francisco, em Mogi Mirim, interior de São Paulo.

E assim foi por 12 anos, período em que as 400 vacas da raça Holandesa chegaram a produzir 12 mil litros de leite por dia. Os animais eram criados em sistema de confinamento (free stall e tie stall), conta Thiago Marcantonio, médico veterinário do Condomínio Canto Porto. Passado esse período, Totó decidiu encerrar a produção de leite e migrar para a produção de embriões. Dessa iniciativa surgiu uma das maiores empresas de fertilização do mundo, a In Vitro Brasil, inicialmente focada em embriões da raça Nelore.

O fator acaso mudaria novamente os rumos da propriedade após outros 12 anos, período em que as atividades estiveram voltadas à criação de Nelore e produção de embriões. Ao visitar uma fazenda referência na criação da raça Gir, o gerente da Canto Porto, Geraldo Marcantonio, acabou adquirindo quatro vacas que seriam descartadas.

A ideia era levar os animais para o sítio de um amigo, mas, por obra do destino, o caminhão estragou bem perto da Fazenda São Francisco, e os animais foram descarregados lá. Totó, que até então não sabia de nada, se deparou com as vacas em sua fazenda e, curioso, procurou saber a história delas até chegar ali. Resultado: ele ficou sócio do seu gerente na compra dos animais e assim começava o reinício da atividade leiteira na Fazenda São Francisco.

Visionário, Totó percebeu a oportunidade que tinha nas mãos e, assim como fez com o Nelore, estabeleceu parcerias com grandes criadores da raça Gir, conseguindo, através da FIV (fertilização in vitro), um rebanho de 80 anos de seleção. A rusticidade e a lucratividade do Girolando e do Gir o animaram a voltar a produzir leite na Fazenda São Francisco.

Com o crescimento do rebanho, foi necessário expandir o negócio. Em outubro de 2016, foi adquirida a Fazenda Santo Antônio, que fica a poucos quilômetros da Fazenda São Francisco.

SISTEMA DE PRODUÇÃO

O Condomínio Canto Porto tem por lema “rusticidade e eficiência”. E é exatamente essa a primeira impressão que se tem ao visitar uma das duas fazendas. A São Francisco tem 636 ha (hectares), com 18 ha de pasto e irrigação feita por aspersão em malha, 100 vacas em lactação e uma ordenha espinha de peixe. Já a Santo Antônio tem 420 ha, 6 pivôs centrais que servem para produção de culturas (milho, soja, aveia e pasto) e 328 vacas em lactação. Toda a produção de volumoso é feita nessa segunda fazenda, com auxílio técnico de uma empresa especializada. A silagem de milho é estocada em silos de trincheira, cobertos por uma lona especial, que permite maior conservação do produto. Além do pasto com pivô, a Fazenda Santo Antônio tem sistema de confinamento compost barn, para alojar os animais da maternidade e do pós-parto, e uma ordenha em carrossel.

As 438 vacas em lactação do Condomínio são divididas em três lotes (recém-paridas, alta e baixa produção). Elas são ordenhadas duas vezes ao dia, com uma produção total de 10 mil litros de leite por dia e média de 24 L/vaca.

NUTRIÇÃO

A dieta dos animais em lactação é basicamente pasto, um lanche e concentrado na ordenha para complementar a quantidade de nutrientes necessária para mantença e produção. As vacas são levadas para a pista de alimentação, com ventilação e aspersão, cerca de duas horas antes da ordenha, onde permanecem por 40 minutos. Em seguida, são levadas para a sala de espera da ordenha, onde continuam sendo resfriadas por mais uma hora.

BEZERRAS

As bezerras, assim que nascem, recebem 4 L de colostro de boa qualidade (acima de 50 mg de IgG/mL, analisado por refratômetro), é feita a cura de umbigo, e elas são levadas ao bezerreiro. De 24 a 48 horas após o nascimento, é feita a análise da transferência de imunidade passiva com o uso do refratômetro O sucesso na colostragem da fazenda é de 98%, ou seja, quase a totalidade dos animais colostrados tem proteína sérica acima de 5,5 mg/mL. Ficam em baias individuais suspensas durante 15 dias e recebem 6 L de leite de transição diariamente. O desaleitamento é feito a partir dos 60 dias.

NOVILHAS

Logo após a desmama, as novilhas são levadas para um sistema de confinamento e ficam lá até os 4-6 meses de vida, dependendo da época do ano. Depois disso, são criadas em sistema de pasto. A dieta é baseada em fubá e silagem de milho. As novilhas são liberadas para reprodução quando completam 16 meses e atingem 330 kg. Em todas elas é feita IATF (Inseminação Artificial em Tempo Fixo) e são implantados embriões das doadoras da propriedade. A idade ao primeiro parto é de 28 meses. O desempenho reprodutivo desses animais, no ano de 2017, está representado no gráfico abaixo.

REPRODUÇÃO E MELHORAMENTO

O condomínio utiliza exclusivamente a FIV como forma de aumentar o seu rebanho, e os índices apresentados pelo grupo são muito bons, como mostra a tabela a seguir. Os acasalamentos são direcionados e realizados por um técnico da empresa de biogenética que fornece o sêmen às propriedades a partir de uma tabela de pontuação que foi desenvolvida pelo veterinário do grupo. No formulário, são analisados os seguintes pontos: lactação, velocidade de ordenha, características morfológicas que indicam produtividade, força leiteira, pernas e pés e temperamento. Os dois técnicos avaliam e dão nota para cada animal.

QUALIDADE DO LEITE

O leite da Canto Porto recebe bonificação máxima por qualidade. Ele possui CCS (Contagem de Células Somáticas) de 330 mil células/mL, CBT (Contagem Bacteriana Total) de 6.000 UFC (Unidades Formadoras de Colônia)/mL, 3,86% de gordura e 3,34% de proteína. Além disso, o controle do tratamento de mastite e o uso racional de antibióticos é uma preocupação do grupo. Por isso, é feita a cultura on farm de toda vaca que apresenta sintomatologia de mastite e, antes de liberar os animais que estavam em tratamento, são feitos testes para avaliar a qualidade desse leite.

BEM ESTAR ANIMAL

“A preocupação com bem-estar animal é um dos nossos focos. Prezamos pelo conforto dos nossos animais e, com isso, obtemos o máximo de produção possível”, afirma Thiago Marcantonio. Desde pequenas, as bezerras são escovadas enquanto mamam, são manejadas sempre a pé e vistoriadas todos os dias após a desmama.

MEIO AMBIENTE

A Fazenda São Francisco abriga uma escolinha, onde os filhos dos funcionários aprendem como tratar melhor o meio ambiente. São realizados cursos profissionalizantes para os colaboradores. E essa preocupação vai adiante. É feito o plantio de árvores nativas nas propriedades do grupo e, futuramente, mudas serão distribuídas entre as propriedades vizinhas.

GESTÃO

Gerir uma empresa de grande porte na atividade leiteira não é uma tarefa fácil. As contas têm que ser feitas na ponta do lápis, pois o custo de produção por litro é próximo do valor pago pelo laticínio, que hoje é R$ 1,50. O IDEAGRI é o sistema adotado pela empresa para o controle de custos e de índices zootécnicos.

As projeções de crescimento para os negócios da família são bastante ousadas. Em até três anos, a expectativa é que o Condomínio Canto Porto esteja produzindo 45 mil litros de leite por dia, com um total de 1.800 vacas em lactação. Para atingir esses objetivos, o grupo conta com o apoio de dois filhos do proprietário, Antônio Carlos e João Carlos, que estão à frente da administração das fazendas. Com os sucessores, Totó já venceu um dos principais desafios da atividade, que é garantir a continuidade do negócio.


Leia a reportagem na íntegra, na versão digital da revista, disponível para assinantes.

Fonte: Revista Leite Integral, fevereiro 2019.

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors