Contato

Do papel para o sistema: a evolução da gestão financeira da Xapetuba junto ao Ideagri

O Ideagri traz cada vez mais informações e facilidades e a percepção é de que a equipe jamais fica na zona de conforto”.

Gabriela Bianchi

“Com a expansão da fazenda, começamos a sentir a necessidade de um sistema de gestão que nos desse as ferramentas necessárias para o acompanhamento dos custos, estoques e diversas outras informações fundamentais”. 

Foi assim que Gabriela Bianchi Silveira, da Xapetuba Agropecuária contou sobre o início da jornada da propriedade junto ao Ideagri. A fazenda, que é cliente do Ideagri há mais de 10 anos, está situada em Uberlândia/MG e ocupa a 21ª posição entre as maiores do Brasil de acordo com o levantamento Top 100. 

José Antônio da Silveira e Gabriela Bianchi Silveira

Segundo Gabriela, com o Ideagri é possível saber com exatidão os custos da produção de leite da Xapetuba e ter uma visão mais ampla dos preços dos insumos utilizados, o que auxilia nas melhores tomadas de decisão. Sobre o módulo financeiro econômico, a gestora explicou que na elaboração de um orçamento, é possível extrair dados e realizar consultas por meio das planilhas de SQL, uma estrutura viabilizada para facilitar o dia a dia da fazenda.

“Atualmente, se necessitamos de qualquer planilha que não tenha no sistema, o Ideagri consegue montá-la para recolhermos os dados de interesse. De tudo que a gente precisa de um sistema, o Ideagri consegue fornecer para nós, seja para os filtros já existentes, seja por outras planilhas”, comentou. 

Ideagri e imposto de renda

Questionada sobre o auxílio oferecido ao Ideagri na geração de documentos para a declaração de imposto de renda, Gabriela ressaltou que a experiência vivenciada pela Xapetuba foi magnífica. 

“Antigamente nós fazíamos uma planilha praticamente ‘a mão’ de todas as receitas e despesas, mandávamos para o contador e ele colocava isso dentro do sistema da Receita Federal. Hoje, com essa ferramenta dentro do Ideagri, eu faço conferências mensais para o imposto de renda, verificando ao mesmo tempo as notas fiscais, conferindo os nomes associados, os pagamentos de fretes, as despesas sem notas, entre outros”, relatou Gabriela. 

Ela destacou que o processo é muito simples e lhe auxilia a fazer um acompanhamento e uma estratégia tributária. Assim, no final do ano, os arquivos são exportados do Ideagri, passados ao contador e já aptos a serem enviados à Receita, o que possibilita que a fazenda poupe um tempo considerável. 

“Dessa forma, conseguimos ter uma certeza melhor das informações que estão indo, pois fazemos a conciliação bancária, afinal, tudo o que está dentro do sistema, sabemos que foi pago. Ficou perfeito para nós”, completou. 

Dados: o novo petróleo 

Os custos da Xapetuba são fechados mês a mês e ao mesmo tempo analisados. Por exemplo: se a fazenda está gastando muito com mastite, é feito um estudo para entender o porquê de tantas despesas com a doença junto ao gerente da fazenda e o consultor externo. 

Se o custo da safra está muito alto, a equipe acessa o Ideagri, em “fechamento de produtos”, e consegue ver com exatidão todos os valores gastos ao longo de toda a temporada. Já se a semente está mais cara comparada ao ano anterior, os fornecedores são contactados para a tentativa de negociações ou verifica-se se o problema é interno, inclusive envolvendo o gerenciamento. Essas e diversas outras perguntas são resolvidas pela Xapetuba com o auxílio do Ideagri aplicado dia a dia. 

De acordo com Gabriela, esse acompanhamento é muito importante para os custos da fazenda porque o preço do leite pode cair bruscamente de um mês para outro, mas os custos não. “Por isso, é importante para nós ter o Ideagri e fazer o acompanhamento mensal. Inclusive, a solução traz cada vez mais informações e facilidades, eu percebo que a equipe jamais fica na zona de conforto. Nunca vi um sistema tão completo quanto esse, o empenho e a entrega da equipe é muito grande, e isso é muito bom! 

Na mesma linha, Eduardo Pinheiro, Especialista em Pecuária Inovadora da Rúmina, destaca que o Ideagri, além de auxiliar na gestão, ajuda na rotina das propriedades leiteiras. “O sistema permite aos usuários lançar as tarefas no aplicativo, acessar listas para o manejo, entre outros. É um braço direito da fazenda através dos seus indicadores, relatórios e outros inúmeros recursos, como um aplicativo extremamente funcional, inclusive offline”, disse. 

Segundo Eduardo, a importância do módulo econômico-financeiro é crucial porque nenhuma atividade sem saúde financeira se sustenta. “A atividade leiteira, como qualquer outra atividade, se não for bem gerenciada na área econômico-financeira, não consegue entender o seu direcionamento. Com essas informações, conseguimos validar se ela terá prosperidade ou se está perdendo dinheiro aos poucos, estando fadada ao fim. Sem gerenciamento, a chance de sobreviver no longo prazo é muito pequena”, finalizou. 

Sobre o Ideagri

O Ideagri é o parceiro do produtor na gestão e controle da fazenda, incluindo desde informações zootécnicas até controle de custos e financeiro. O Ideagri é a empresa líder no Brasil em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite e faz parte do escopo de soluções da Rúmina. 

Autora do artigo:

Raquel Maria Cury Rodrigues, zootecnista pela Unesp de Botucatu, especialista em Gestão da Produção pela Ufscar e Redatora na Rúmina. 

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors