Contato

Fatores a considerar para a correta formação das pastagens

Para se ter sucesso nos sistemas de bovinos a pasto é necessário que a pastagem esteja devidamente estabelecida e em quantidade e qualidade suficiente para atender as exigências dos animais.

Aprimorar a gestão dos negócios por meio de tecnologia e inovação torna-se cada vez mais essencial dentro do agronegócio – e na cadeia leiteira essa tendência também não seria diferente. Em busca de tornar esses avanços ainda mais acessíveis aos produtores, duas marcas referências no setor uniram forças. 

O Ideagri, sistema de gestão desenvolvido pela Rúmina e o sistema de monitoramento SenseHub, da MSD Saúde Animal, passaram a trabalhar em conjunto. O primeiro, há 17 anos no mercado, desenvolvido a partir da realidade das propriedades leiteiras brasileiras, tem como objetivo fornecer diariamente dados fundamentais sobre a produção e a gestão da propriedade. Já o segundo, referência global, monitora hoje 8,6 milhões de animais no mundo e 65 mil apenas no Brasil, é voltado para o acompanhamento da ruminação e análise dos comportamentos das vacas.

Para a gerente de Produtos de Tecnologia da MSD Saúde Animal, Thatiane Kievitsbosch, a decisão da empresa em fazer essa comunicação com o software de gestão Ideagri se deu por entender que é uma das ferramentas mais utilizadas no País. “Desta forma, conseguimos facilitar a vida do produtor, otimizar o tempo de lançamento dos dados e diminuir os erros de inserção, por ser em uma plataforma única. Mais qualidade na informação e facilidade na utilização: todos saem ganhando”.

“A solução de monitoramento da MSD Saúde Animal é líder de mercado e está inserida em diferentes tamanhos de fazendas, das pequenas até as maiores e mais tecnificadas. Tendo em vista esta característica, entendemos que a união das duas soluções pode gerar valor aos nossos clientes”, conta o CEO do Ideagri, Marcelo Ferreira.

Funcionamento na prática

O sistema de monitoramento SenseHub é uma tecnologia que atua a partir de colares ou brincos colocados nos animais, captando informações sobre atividade, ruminação, tempo de alimentação e ofegação de cada vaca e novilha.

Esses dados são automaticamente enviados para a plataforma e geram informações sobre possíveis problemas de saúde, estado de estresse calórico, cio, entre outros. “O acesso, em tempo real, a informações sobre o status de reprodução, saúde e bem-estar de vacas e grupos garante ao produtor uma precisão incomparável na detecção de cio, dados precisos sobre ciclo estral e orientações como o melhor horário que se deve inseminar a vaca, por exemplo”, explica a gerente de Produtos de Tecnologia, Thatiane Kievitsbosch.

A partir disso, o Ideagri, atuando como um grande hub de integração entre sistemas e equipamentos, disponibiliza uma ferramenta para facilitar o trabalho de seus usuários que optem pela utilização do sistema de monitoramento da MSD. Os dados do rebanho lançados no Ideagri podem ser enviados para as plataformas da MSD, possibilitando a tomada de decisões de forma rápida.

O Ideagri é uma tecnologia simples e prática, que gera indicadores e análises avançadas para o controle zootécnico e financeiro nas fazendas de leite. Líder no mercado nacional, sendo o mais completo, desenvolvido a partir das necessidades das propriedades brasileiras, é o único a oferecer um benchmarking chamado RúmiScore – uma análise comparativa dos melhores resultados e práticas estratégicas aplicadas nas propriedades.

“Estamos muito felizes com essa integração de sistemas. O nosso intuito é fazer com que o produtor usufrua cada vez mais de tecnologias que possibilitem acesso a informações essenciais para o seu negócio para que seja mais produtivo e sustentável, rumo ao que chamamos de ‘leite 5.0’”, destaca Marcelo Ferreira.

A integração dos sistemas já está disponível aos pecuaristas que utilizam o monitoramento MSD e o sistema de gestão Ideagri. “Ambas as equipes já estão preparadas para dar suporte técnico e auxiliar os produtores de leite na integração da plataforma”, finaliza Ferreira. 

Procure por conteúdos específicos:

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors