RúmiCash, fintech desenvolvida pela Rúmina, disponibiliza linhas de crédito, promove negócios e melhora a sistematização da cadeia produtiva do leite
A Rúmina, empresa com diversos serviços e soluções para democratizar a adoção de tecnologias aos produtores, há pouco mais de um ano desenvolveu o RúmiCash, uma fintech voltada à cadeia do leite, que disponibiliza linhas de crédito e antecipações de pagamentos ao produtor. A empresa estima disponibilizar até R$200 milhões em crédito em 2023, e espera fechar o ano com 11 mil pecuaristas em sua base.
O primeiro passo que a fintech faz é analisar as principais dificuldades do laticínio e do produtor, e após este diagnóstico oferecer a melhor solução. “A maioria dos laticínios de alguma forma acaba servindo como apoio ao produtor de leite. Em contrapartida, os laticínios não são instituições financeiras, e, por isso, têm limitações para o suporte financeiro aos produtores. Foi pensando nisso que desenvolvemos a RúmiCash, que atua como ferramenta de fomento e política leiteira da indústria, uma vez que possibilita o acesso simples a crédito e adiantamento a todos os produtores dos laticínios parceiros”, explica a CEO e cofundadora da RúmiCash, Gabriela Borlido.
“Com dados diretos de laticínios, temos um profundo alinhamento, inclusive com as questões de governança ambiental, social e corporativa. O nosso ‘motor’ de crédito analisa características operacionais das fazendas, indicadores de qualidade de leite e estimula a melhoria do produto final. Cerca de 90% da nossa atuação é com microcrédito. Fizemos uma análise que nenhum banco faz, extremamente focada no negócio da pecuária de leite”, pondera a executiva.
Gabriela vai além e comemora. “Com grande facilidade e transparência, a RúmiCash possibilita aos pecuaristas a realização de investimentos e o aproveitamento de boas ofertas de insumos, por meio do crédito direto e do crédito estruturado para insumos liberado em até 24 horas após a assinatura do contrato. Conectamos os fornecedores de insumos aos produtores e financiamos a compra em até 12 vezes. Oferecemos a oportunidade de crédito e adiantamento ao produtor, tudo feito no conforto da sua casa, da sua fazenda e pelo WhatsApp”, afirma.
Quatá: crédito ajuda a equacionar gastos, reduzindo custos de produção
O Gerente de Suprimento de Leite da Quatá, Elimar Moreira Souza, aprova a atuação da RúmiCash junto aos produtores parceiros do laticínio. “É uma opção de crédito rápido e com inúmeras vantagens: acesso prático, pouquíssima burocracia, principalmente para o produtor de leite que tem suas atividades muitas vezes longe dos bancos e tem dificuldade de deixar seus afazeres”, afirma. “O produtor consegue ter acesso ao crédito sem sair de casa, recebendo todas as informações via WhatsApp, com segurança”, avalia Souza.
De acordo com ele, os créditos disponibilizados pela RúmiCash possibilitam ao produtor fazer compras de insumos, como milho, soja e polpa cítrica, por exemplo, em momentos de baixa nos preços e parcelar esses valores, o que auxilia a equacionar seus gastos de forma planejada e consciente.
Elimar Moreira Souza acredita que, nos próximos anos, a Quatá e a Rúmina terão grandes avanços no setor. “Nem todo custo requer diminuição nos lucros. Mesmo buscando capital, sendo bem estudado e planejado, o produtor pode aumentar seus rendimentos”, finaliza.
Sobre a Rúmina
Rúmina é uma empresa de soluções digitais para a pecuária do Brasil. Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere; Bovitech, solução de tomada de decisão para pecuária de corte; RúmiCash, fintech voltada à cadeia do leite; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RumiScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.
A Rúmina oferece soluções digitais para apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis através da melhor experiência para os produtores e empoderando técnicos veterinários, consultores e toda a cadeia de valor da pecuária.