Contato

Girolando 4.0: a era da gestão

Avanços da raça Girolando

raça Girolando, também conhecida como a raça leiteira dos trópicos, surgiu na década de 1940 e em 1996 foi reconhecida como raça pelo Ministério da Agricultura. A Associação Brasileira dos Criadores de Girolando registra várias composições raciais, desde ¼ Holandês + ¾ Gir até 7/8 Holandês + ¼ Gir.

Visando aprimorar a raça, a Associação desenvolve diversas ações no âmbito de melhoramento genético através do Programa de Melhoramento Genético da raça Girolando (PMGG), Teste de ProgênieServiço de controle leiteiro (SCL), sistema de avaliação linear Girolando (SALG) e seleção genômica iniciada em 2018, formando rebanhos mais produtivos e longevos.

Além disso, são realizadas diversas exposições da raça, servindo como uma espécie de vitrine do empreendedorismo rural, na qual os criadores “levam o que tem de melhor” em suas propriedades, fortalece a integração entre outros produtores rurais, viabiliza a geração de negócios além da difusão de novas tecnologias disponíveis para o setor, gerando muito progresso para a raça.

Somado a essas ações, várias centrais comercializam sêmens e embriões com a finalidade de realizar programas de melhoramento genético, selecionando características voltadas para o sistema mamário, aparelho locomotor, força leiteira, conformação e capacidade corporal, conferindo na morfologia do Girolando, a rusticidade, alta produtividade, longevidade e precocidade aliadas ao bom desempenho da raça nos diversos sistemas de produção.

 

Gestão de dados

Apesar desses avanços observa-se ainda, a dificuldade para conhecer os índices produtivos e reprodutivos da “porteira pra dentro”, em decorrência da falta de informações dos rebanhos e do uso de pouca tecnologia dentro das fazendas.

Já para os produtores que realizam a escrituração zootécnica, um dos desafios é a utilização das informações devido as grandes variáveis que envolvem o processo de melhoramento genético, tornando mais difícil o processo de análise dos dados em busca do ganho genético na fazenda.

Por reconhecer a importância da raça para o setor leiteiro brasileiro, o software de gestão Ideagri, através da sua parceria consolidada com a Girolando, permite aos criadores realizar, ao mesmo tempo, o controle zootécnico de seu rebanho e o registro de controle de raça no banco de dados da associação de forma simples e rápida.

 

Sistema de gestão

O software Ideagri também é integrado com a Girolando, isso quer dizer que, os lançamentos de IA/cobertura e nascimentos cadastrados no Ideagri podem ser enviados para a plataforma da Web Girolando, não sendo necessário o criador realizar as informações de dados duas vezes, reduzindo pela metade o tempo gasto com os registros, diminuindo o risco de erros nos lançamentos, além de evitar o pagamento de multas por atraso nas comunicações.

A Recomendação de Acasalamentos, por exemplo, é uma das ferramentas do sistema e tem papel importante na maximização do ganho genético do rebanho, pois além de realizar o controle da endogamia, pode-se determinar a melhor combinação de reprodutores  e matrizes.

Com o sistema de gestão Ideagri, na rotina de Recomendação de Acasalamento, o produtor direciona o acasalamento pelas fêmeas inserindo informações de até 3 opções de touros ranqueados e gerar um relatório que mostrará os animais a inseminar/cobrir/implantar, com  o touro recomendado, independentemente da ordem de tentativa em que a matriz se encontra.

Desse modo o usuário consegue ainda, importar e exportar os dados via Excel, sendo possível consultar a recomendação no relatório Matrizes à IA/cobrir/implantar com o objetivo de facilitar o dia a dia na fazenda para que a realização das inseminações/coberturas sejam realizadas de maneira rápida e correta.

Muitos de nossos usuários possuem animais registrados na Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, o que faz com que a possibilidade de realizar a comunicação através do software Ideagri seja altamente relevante. Assim, fica claro que o processo de gestão garante mais consistência na realização dos protocolos reprodutivos por ser baseado em informações reais e seguras, além de diminuir o retrabalho do produtor e conseguir ganhos genéticos.

Quer saber como realizar a  integração do software Ideagri com a Associação Brasileira dos Criadores de Girolando? Clique no botão abaixo e fale com a nossa equipe de especialistas!

 https://lp.ideagri.com.br/solucoes

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors