Contato

Integração lavoura-pecuária (ILP) como estratégia de aumento de produtividade para a pecuária de corte

Integração lavoura-pecuária (ILP) como estratégia de aumento de produtividade para a pecuária de corte

A integração lavoura-pecuária permite maior rentabilidade da cadeia produtiva em menor área, gerando assim renda adicional nos períodos menos favoráveis para a produção, como no período da seca. Contudo, ao alterar para esse sistema de produção, mais complexo, será necessária maior capacidade gerencial, equipes especializadas e mais investimentos em infraestrutura. Os sistemas de integração lavoura-pecuária, são, em geral, mais sustentáveis do que os sistemas especializados em monocultivo, por exemplo. Porém, ainda existem necessidade de conhecimento e desenvolvimento desses sistemas de produção para torná-los mais eficientes no uso dos recursos naturais, ao mesmo tempo que aumentam a produtividade e o retorno econômico da atividade.

A integração lavoura-pecuária (ILP) é uma estratégia de produção que integra os sistemas agrícolas e pecuários dentro de uma mesma área, assim o uso da terra é alternado, no tempo e no espaço, entre lavoura e pecuária. Esta forma de sistema integrado otimiza o uso da terra elevando a produtividade, diversificando a produção e gerando produtos de qualidade, ao mesmo tempo que reduz a pressão sobre a abertura de novas áreas.

Ao integrar os sistemas é possível obter melhoria das propriedades físicas, químicas, biológicas e melhor utilização do solo, o que permite manter e/ou melhorar a produtividade agrícola e promover a recuperação e renovação de pastagens. Além disso, a produção de grãos e a pecuária interagem e se completam biológica e economicamente e o solo é explorado durante todo o ano, de maneira sustentável.

A integração entre as culturas também possibilita a quebra do ciclo de doenças, a redução de plantas daninhas, o aumento da disponibilidade de nutrientes do solo para as plantas e a redução de custo na recuperação e na renovação de pastagens em processo de degradação.

A ILP incentiva a associação de agricultura e pecuária, por meio de rotação, sucessão ou consórcio de culturas. Rotação, acontece quando há alternância entre as espécies vegetais em um mesmo local. Sucessão, ocorre quando diferentes espécies vegetais são semeadas, uma após a colheita da outra. Consórcio é feito quando duas ou mais espécies vegetais são cultivadas na mesma área simultaneamente.

Benefícios da adoção da ILP no desempenho animal

Nos sistemas de produção de bovinos, o efeito esperado com a adoção desse sistema é a melhor produção animal, de forma mais eficiente e sustentável, apresentando maior produção de forragem, maior taxa de lotação e ganho de peso. Também irá permitir maior rentabilidade da cadeia produtiva com menor espaço, o que gera renda adicional nos períodos não favoráveis para a produção.

No período das chuvas, as pastagens são mais produtivas, devido a melhoria da fertilidade do solo pelas lavouras. No período da seca, além da palhada e dos subprodutos de colheita, os pastos recém-estabelecidos permanecem verdes e com qualidade e quantidade para conferir ganhos de peso positivos ao invés de perda de peso, comum neste período do ano.

Muitos estudos já foram e continuam sendo realizados para avaliar os benéficos e vantagens da adoção da ILP. Entre alguns resultados obtidos é possível verificar o aumento da produção de carne. Em pastagens renovadas por meio de adubação e do cultivo de milho, o ganho de peso dos animais aumentou 24,9%, quando

comparado aos animais que estavam sendo manejados em pastagens sem adubação. Além disso, ao observar a produção de forragem, as produtividades no pasto degradado e no pasto renovado, foram de 51 e 310,5 kg por hectare por ano equivalente de carcaça, respectivamente.

Outros estudos confirmaram o potencial do sistema de integração lavoura-pecuária para produção de carne, na entressafra (maio a setembro). Os ganhos obtidos podem variar de 67,5 a 127,5 kg há-1 de equivalente de carcaça, o que permite verificar o potencial da engorda de boi o período da seca no sistema de integração lavoura-pecuária.

Além disso, quando o sistema é bem manejado, com a utilização de fertilizantes e taxa de lotação adequada, ocorre uma série de alterações químicas e morfológicas, o que reflete no aumento do crescimento tanto da parte aérea quanto no sistema radicular da forrageira. Assim, se demostra eficiência na redução do risco de compactação de solo, causando maior estabilidade da estrutura do mesmo e elevando o estoque de carbono, tornando assim, as pastagens um dreno de carbono atmosférico e consequentemente reduzindo os impactos ambientais causados pela atividade.

Entretanto, quando a pastagem não é manejada da maneira correta, sem adubação e com taxa de lotação excessiva, pode ocorrer a compactação do solo, que irá diminuir o crescimento das raízes das plantas reduzindo também o crescimento da parte aérea. Tal situação ainda pode ser agravada pelo esgotamento de reservas da planta em função do pastejo intensivo.

Considerações finais

A integração lavoura-pecuária permite maior rentabilidade da cadeia produtiva em menor área, gerando assim renda adicional nos períodos menos favoráveis para a produção, como no período da seca. Contudo, ao alterar para esse sistema de produção, mais complexo, será necessária maior capacidade gerencial, equipes especializadas e mais investimentos em infraestrutura.

Os sistemas de integração lavoura-pecuária, são, em geral, mais sustentáveis do que os sistemas especializados em monocultivo, por exemplo. Porém, ainda existem necessidade de conhecimento e desenvolvimento desses sistemas de produção para torná-los mais eficientes no uso dos recursos naturais, ao mesmo tempo que aumentam a produtividade e o retorno econômico da atividade.

Autoras:

· Luana Molossi

· Maria Theresa Fachini

AgriSciences | Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais (ICAA), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Procure por conteúdos específicos:

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors