Na Granja Eudes Braga, novilhas têm primeiro serviço aos 13,3 meses

Quanto mais precoce for o animal em sua primeira inseminação, maior a chance de retorno para o produtor, certo? Mas qual a idade ideal para o primeiro serviço? Na Granja Leiteira Eudes Braga, localizada em Carmo do Paranaíba (MG), e que hoje conta com aproximadamente 600 animais, a idade média das novilhas ao primeiro serviço é de 13,3 meses.

Comparada à média das mais de mil fazendas analisadas pelo Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB) no período de julho de 2020 a junho de 2021, que é de 18,6 meses, a propriedade de Eudes Braga ganha quase 5,3 meses de vantagem. Quando comparada à média dos rebanhos de perfil similar (europeu), que é de 16,1 meses, a sua vantagem diminui, mas ainda é expressiva: 2,8 meses. Com esses dados, a Eudes Braga foi a campeã nesse quesito no suplemento “Campeãs do Leite”, publicado em conjunto com a edição número 11 do (IILB) em outubro passado.

O segredo dessa precocidade? Um método de trabalho bem definido.“As novilhas são inseminadas aos 13-14 meses quando alcançam os 398 kg de peso vivo”, informa o próprio Eudes Braga. “Utilizamos sêmen sexado de fêmea por duas inseminações e, caso a novilha não emprenhe, a partir da terceira inseminação é utilizado o sêmen convencional”, explica ele.

O resultado tem sido bastante satisfatório. A taxa de concepção das novilhas é de 49%. “E o primeiro parto ocorre por volta dos 23 meses”, completa Eudes, evidenciando outro destaque de sua propriedade. Na média geral do IILB 11, o primeiro parto ocorre aos 30,2 meses, ou seja, o primeiro parto das matrizes na Granja Leiteira Eudes Braga acontece, em média, sete meses mais cedo. Comparada à média do Perfil 1 (europeu), essa vantagem é de 4,4 meses.

Ele explica que o investimento em genética é outro divisor de águas na fazenda, sendo que 100% dos animais passam pela avaliação genômica, exceto os machos que nascem na fazenda, que são criados e comercializados. Os cerca de 660 animais na granja (de perfil europeu), sejam vacas em lactação, em pré-parto ou secas, ficam alojados em barracões Compost Barn, que é o método mais comum para animais desse perfil, segundo o IILB. A produção média por animal na granja chega a 38 litros/dia, superando os 8.000 litros dia no total.

Com a ajuda dessa produção, a Grande Leiteira Eudes Braga é hoje considerada a maior produtora artesanal de queijo de leite cru de Minas Gerais, totalizando uma tonelada do produto por dia.

Se leu este artigo até aqui é porque entende a importância do acompanhamento de indicadores na produção de leite. Você está no caminho certo. Ter o controle diário de sua produção é o ponto principal para que consiga melhorar o desempenho de sua propriedade. Caso queira saber mais sobre o assunto, clique no botão abaixo e baixe o e-book gratuitamente.

Tags
Compartilhe:
plugins premium WordPress