Contato

Propriedade em Luziânia (GO) alcança eficiência na gestão e sanidade do rebanho com auxílio da tecnologia

A adoção do software Ideagri gera indicadores e análises avançadas para os controles zootécnico, administrativo e financeiro da fazenda leiteira

A Agropecuária Palma é referência em melhoramento genético das raças Gir, Gir Leiteiro, Girolando e Holandês. Fundada em 1964 em Luziânia (GO), a propriedade realiza o ciclo completo e, em 2023, já alcançou a média de 27 mil litros/dia produzidos com 950 vacas em lactação em dois sistemas de produção, free stall e pastejo rotacionado com pivô.

“Tudo o que os animais consomem, como milho, feno e soja, é produzido na própria fazenda. Vale destacar que nosso free stall foi instalado há mais de 25 anos, um projeto pioneiro naquela época e com o principal objetivo de tecnificar a produção”, explica a diretora da Agropecuária Palma, Weslliane Roriz Neuls. 

O pivô é um sistema de produção mais novo e foi instalado há oito anos na Agropecuária Palma. Segundo Weslliane, o modelo foi escolhido para manter o gado Girolando em um sistema tropical de alta tecnologia.

Weslliane atua na gestão da propriedade e é a terceira geração à frente do negócio. Para ela, ter um laticínio próprio, dentro da fazenda, agrega ainda mais valor para a matéria-prima produzida. 

O principal destino para os produtos próprios, que carregam a marca Palma, é Brasília (DF), além de outros mercados regionais e nacionais. São produzidos derivados lácteos, como manteiga, doce de leite, queijo tipo cottage, coalhada, creme de leite pasteurizado, queijo prato, queijo minas frescal, queijo minas padrão, ricota fresca e bebida láctea fermentada, além de uma linha destinada a quem possui intolerância à lactose.

Gestão: o sucesso da Agropecuária Palma

Para aprimorar a gestão da propriedade, a Agropecuária Palma conta com o apoio do software Ideagri, desenvolvido pela Rúmina, plataforma de soluções que tem o objetivo de simplificar a adoção de tecnologias pelos pecuaristas. O Ideagri é uma ferramenta simples e prática que gera indicadores e análises avançadas para os controles zootécnico, administrativo e financeiro nas fazendas de leite. O sistema, que é líder no mercado nacional, completa 16 anos em 2023, sendo o único a oferecer o RúmiScore, um benchmarking que promove uma análise comparativa dos melhores resultados e práticas estratégicas aplicadas nas propriedades.

“Com a adoção da ferramenta sentimos cada vez mais a necessidade de trabalhar com bons dados e, para isso, o primeiro passo foi a curadoria nos lançamentos no sistema. Essa etapa sempre foi feita com muita responsabilidade, afinal, direcionamos todo o nosso trabalho a partir disso. Assim, posso dizer com segurança, que hoje o Ideagri é fundamental e estratégico para nós”, declara a diretora.

Com a experiência proporcionada pelo Ideagri, a fazenda também desenvolveu o B.I.A (Business Impact Analysis), técnica focada na gestão de riscos e continuidade dos negócios de uma organização. “Sem o software da Rúmina esse grande passo não seria possível. Levamos essa questão tão a sério que atualmente delegamos uma pessoa da equipe apenas para a realizar os lançamentos. A entrega do Ideagri é bastante consistente, o que nos deixa seguros sobre quais rumos tomar em diversos momentos”, pontua Weslliane.

 

Redução de custos e aumento da produtividade

Questionada sobre os desafios atuais do mercado de leite, Weslliane acredita que eles partem da porteira para dentro, com foco na redução de custos e no aumento da produtividade. 

Sobre custos, o médico-veterinário da Agropecuária Palma, Danilo Queiroz Cassimiro, destaca a importância do uso da cultura microbiológica na fazenda para detectar quais patógenos são responsáveis pelas causas da mastite, uma das principais doenças que atingem o gado leiteiro. Essa identificação é feita por meio da OnFarm, solução da Rúmina que permite a identificação da causa da mastite em 24 horas. 

“Com o uso da OnFarm conseguimos reduzir custos com antibióticos e descarte de leite, uma vez que a maioria dos casos não necessitam de tratamento. E, quando o animal precisa ser tratado, conseguimos direcionar o tratamento de forma mais certeira”, explica o veterinário.

Weslliane frisa que a produção de leite não tem mistério: é produzir bem e reduzir custos. “Por meio das soluções da Rúmina, tanto Ideagri como OnFarm, a Agropecuária Palma tem conseguido atingir, dia após dia, uma produção eficiente, sustentável e com foco na pecuária do futuro”, salienta a diretora da Agropecuária Palma.

Sobre a Rúmina 

A Rúmina é uma empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, com foco em apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis. Por meio de tecnologia, transforma dados das fazendas em uma experiência digital inteligente, que apoia o produtor e empodera a cadeia a tomar decisões mais seguras dentro do negócio.

Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere; RúmiCorte, solução de tomada de decisão para pecuária de corte; RúmiCash, fintech voltada à cadeia do leite; RúmiEduca, programa de educação contínua; Rúmina Insights, plataforma de inteligência de dados; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RúmiScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

Mais informações: www.rumina.com.br

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte?
Se cadastre abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Anuncio
Texto do anúncio
Clique aqui
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors