Contato

RÚMIScore premia melhores produtores de leite do Brasil e mostra que 84% das fazendas participantes tiveram alguma evolução no último ano

Com quase mil propriedades participantes, o Prêmio “Melhores do ano RÚMIScore” foi entregue na terça-feira (21), em Cravinhos (SP)

Na última terça-feira, 21/11, a cidade de Cravinhos (SP) foi palco da cerimônia de premiação “Melhores do Ano RÚMIScore”, o maior benchmarking independente de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite no mundo. Com quase 1.000 fazendas participantes, o evento premiou as propriedades com os melhores resultados em diferentes categorias, trouxe atualizações do Radar da Produtividade e Sustentabilidade e novidades do Ideagri. 

Desenvolvido pela Rúmina, empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, o RÚMIScore é uma evolução do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB), criado em 2018 e construído a partir de uma base de informações provenientes de mais de 1.000 fazendas de todo o país que utilizam o software de gestão Ideagri – atuando há 16 anos no mercado.

De acordo com os dados atualizados do “Radar de Produtividade e Sustentabilidade” apresentados pelo gerente-técnico e sócio-fundador da Rúmina, Eduardo Pinheiro, de 2019 a 2023, a nota do RÚMIScore teve um aumento de 27%, reflexo da evolução de 84% das propriedades participantes ao longo do mesmo período. Entre os indicadores que mais evoluíram estão a produtividade média (kg/vaca/dia) e produção aos 305 dias.

Em relação à emissão de metano, de 2019 a 2023, as fazendas reduziram 12% (de 24 para 21g) do gás por litro de leite. Isso representa 5 mil toneladas a menos de CH4 para produzir 1,7 bilhões de litros de leite.

“Esse aumento da eficiência é muito representativo em questão de sustentabilidade. Com esses números, somente este grupo com quase 1.000 fazendas já ‘plantou’ o equivalente a 2.000 hectares de floresta”, compara Pinheiro. 

Segundo Laerte Cassoli, CEO da Rúmina, “o benchmarking que promovemos por meio do RÚMIScore permite que os produtores façam comparações importantes com outras fazendas e identifiquem as principais áreas de melhorias e oportunidades. Foi uma honra realizar mais uma edição e, ano que vem, estaremos de volta com mais novidades”.

Além das premiações, os técnicos e consultores que estiveram presentes também foram reconhecidos. “Eles têm um papel fundamental dentro da fazenda leiteira. Então, por isso, fizemos questão de também homenageá-los”, complementa Cassoli.  

Para Kleber Gomes, CEO da Ourofino Saúde Animal, a parceria entre as empresas existe porque ambas acreditam e valorizam o levantamento e a troca de dados para o sucesso no campo. “Entendemos que as informações e a mensuração do trabalho podem melhorar a condição da pecuária leiteira no país e nós temos muito prazer em participar dessa cadeia de produção de proteína animal. Por isso é um prazer receber este evento em nossa casa e sermos patrocinadores master do Prêmio RÚMIScore. Contem sempre com a equipe e os produtos da Ourofino no dia a dia da sua atividade”.

Rúmina Insights

Os dados do RÚMIScore, que antes eram enviados via e-mail aos produtores, agora podem ser acessados diariamente pelo painel de visualização do Ideagri no computador, por meio do Rúmina Insights, atualizado conforme os backups são enviados ao sistema, fornecendo as classificações divididas pelos setores analisados; a nota RÚMIScore atual da propriedade de acordo com o perfil racial dos animais; informações de processamento; o desempenho dos 13 indicadores, entre outros.

“Essa novidade é o primeiro passo não somente do Ideagri, mas da Rúmina como um todo para uma nova forma de se fazer gestão. Nós identificamos a necessidade das fazendas que atendemos em ter uma gestão um pouco mais avançada, olhando cada vez mais os detalhes. Por isso, estamos caminhando para um jeito novo de analisar dados”, detalha a gerente de produto Ideagri e RúmiCorte, Rafaela Walteman. 

Prêmio “Melhores do ano RÚMIScore 2023”

Este ano, a cerimônia premiou 10 produtores, nas categorias Perfil Racial 3 (até 75% Europeu), Perfil Racial 2 (de 75% a 93,75% Europeu), Perfil Racial 1 (predominantemente europeu), Melhor RÚMIScore Geral com mais de 500 vacas, Melhor RÚMIScore com menos de 500 vacas e Prêmio Evolução – que reconhece o produtor com maior evolução dos índices avaliados.

O proprietário da Fazenda Parousia, Edilberto Marra, 1º lugar na categoria Perfil 1, explica que o atual resultado é fruto de trabalho em equipe, com parcerias efetivas e foco em resultados. “Temos a filosofia de sempre buscar e alcançar mais e isso tem sido determinante para continuarmos nesse processo de evolução. O Ideagri, como nosso software de gestão, tem um papel determinante nos resultados que alcançamos. Além disso, o benchmarking que o RÚMIScore promove é de fundamental importância, porque o produtor precisa ter referência, não pode ficar isolado em sua propriedade se achando ou, às vezes, até perdido”, recomenda.

Pelo segundo ano consecutivo, a Fazenda Alto da Serra foi a ganhadora na categoria Melhor RÚMIScore Geral (menos de 500 vacas) e novamente 1° lugar na categoria Perfil Racial 2. O proprietário Welington Costa, comenta que as suas principais evoluções de 2022 para 2023 foram a média de produção de leite por vaca, melhoria dos números reprodutivos e redução de mortalidade, além do aumento de eficiência na criação das novilhas. “Esses resultados só são possíveis porque temos dados confiáveis em mãos. Sem saber onde estão as falhas, não conseguimos tomar as decisões para fazer a correção e melhorar cada vez mais”.

O produtor Douglas Andrade, representante da Fazenda Recanto dos Andrade, ganhadora do Prêmio Maior Evolução, que reconhece a propriedade com maior progresso dos índices avaliados comparando o ano atual com o anterior, compartilha que para ele, como pecuarista de leite, a premiação é um sonho. “Tudo isso é fruto de anos de trabalho e estamos muito honrados, muito felizes. Para nós é muito significativo, principalmente sendo uma fazenda de pequeno porte”.

Para ele, a reprodução e a saúde do gado são diferenciais que se destacam na atividade leiteira e, com o uso de tecnologias, os resultados são potencializados. “Reprodução e sanidade animal são o nosso foco atualmente e, com o auxílio do Ideagri, conseguimos saber detalhadamente o que melhorou e o que precisa melhorar, facilitando muito nossas decisões e o alcance dos objetivos”.  

Confira a lista completa dos vencedores:

Perfil Racial 3

1° lugar: Fazenda Pavana – Representada pelo produtor Paulo Victor Sousa Machado e o técnico João Victor Rocha.

2° lugar: Estância JML – Representada pelo produtor Marcelo Machado Ribeiro e o técnico Flávio Henrique Marques Moreira.

3° lugar: Agropecuária Ouro Verde – Representada pelo gerente Carlos Henrique Marangon Bellini e o técnico Carlos Sérgio da Silva.


Perfil Racial 2

1° lugar: Fazenda Alto da Serra – Representada pelo produtor Wellington Costa e o técnico Rodrigo Vilela.

2° lugar: Sítio São Bento – Representada pelo produtor Adrison Tavares de Sousa e o técnico Wallacy Castro Silva.

3° lugar: Fazenda Xisto – Representada pelo produtor Valtunir José Pereira e o técnico Flávio Henrique Marques Moreira.


Perfil Racial 1

1° lugar: Fazenda Parousia – Representada pelo produtor Edilberto Marra Carneiro e o técnico Dario Alvarenga Magalhães.

2° lugar: Fazenda Cobiça – Representada pelo produtor José Henrique Pereira e o técnico Guilherme da Silva Furtado Barbosa.

3° lugar: Fazenda Figueireda Riacho – Representada pelo gerente Rodrigo Antonio Pereira e o técnico Robson Jose de Souza Machado.


Prêmio Maior Evolução:
Fazenda Recanto dos Andrade – Representada pelo produtor Douglas Júnio de Andrade e o técnico Daniel Nunes Lima.

Melhor RúmiScore Geral com menos 500 vacas: Fazenda Alto da Serra

Melhor RúmiScore Geral com mais 500 vacas: Fazenda Cobiça

A cerimônia completa do “Melhores do Ano RÚMIScore 2023” pode ser conferida no canal do YouTube da Ourofino Saúde Animal www.youtube.com/watch?v=fCuKCz9keg4.

Sobre a Rúmina 

A Rúmina é uma empresa de soluções inovadoras para a pecuária no Brasil e América Latina, com foco em apoiar os produtores de hoje a se tornarem os produtores do futuro: mais produtivos e sustentáveis. Por meio de tecnologia, transforma dados das fazendas em uma experiência digital inteligente, que apoia o produtor e empodera a cadeia a tomar decisões mais seguras dentro do negócio.

Engloba as marcas Ideagri, líder em sistema de suporte à tomada de decisão para pecuária de leite; OnFarm, solução digital que ajuda na saúde do úbere; RúmiCorte, solução de tomada de decisão para pecuária de corte; RúmiCash, fintech voltada à cadeia do leite; RúmiEduca, programa de educação contínua; Rúmina Insights, plataforma de inteligência de dados; RúmiTank, tecnologia com base em sensores para monitoramento em tempo real do funcionamento do tanque de leite e o RúmiScore, o maior benchmarking de produtividade e sustentabilidade da pecuária de leite do Brasil.

Mais informações: www.rumina.com.br

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte?
Se cadastre abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Anuncio
Texto do anúncio
Clique aqui
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors