Contato

Taxa de concepção em novilhas

taxa de concepção é o número de vacas gestantes sobre o total de serviços gastos em um determinado período. 

TC (%) = (Nº Vacas Gestantes x 100)/ Total de Serviços

Fatores que impactam na taxa de concepção

taxa de concepção pode ser influenciada por vários fatores, dentre os quais podemos destacar:

– Fêmeas sadias, férteis, com calendário sanitário em dia;

– Nutrição adequada das matrizes e escore de condição corporal adequado a reprodução: um plano alimentar ineficiente, tem como consequência animais mais susceptíveis a desenvolverem doenças metabólicas e infecciosas, além de reduzirem consideravelmente a condição ovariana e a fertilidade, impactando na taxa de concepção;

– Eficiência de visualização de cios: capacitação da mão de obra;

– Correta aplicação da técnica reprodutiva escolhida, com sêmen de qualidade comprovada. Também, vale se atentar ao correto manejo do sêmen e quando monta natural avaliar os reprodutores por meio de exames andrológicos;

– Conforto térmico: altas temperaturas podem afetar a capacidade reprodutiva das matrizes, reduzindo a taxa de concepção, além de diminuir o consumo de alimentos. 

Um bom manejo reprodutivo reflete em diversas contribuições como:

– Aumento da produção de bezerros/ano;

– Diminuição do intervalo entre lactações;

– Expansão da vida produtiva do animal (elevando a produção de leite total);

– Redução do intervalo entre partos;

– Aumento da velocidade de seleção genética do rebanho;

– Redução dos custos com inseminações adicionais;

– Diminuição do período de concepção.

Rebanhos leiteiros brasileiros

Publicações do grupo Rehagro Leite concluíram que nos anos 70, vacas de alta produção leiteira apresentaram taxa de concepção de aproximadamente 50%. Nos anos 90, o mesmo indicador se encontrava na casa dos 40% e hoje se encontra abaixo dos 40%. Avaliando 1188 rebanhos participantes, da 11ª edição do Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB 11) conclui-se que a média da taxa de concepção em fazendas participantes foi de 50,95%, apontando oportunidades para melhorar esse índice, considerando que o valor ideal seria em torno de 55%.

Gestão de dados

Considerando a realidade de cada empresa rural, a definição das estratégias utilizadas na busca pelo aprimoramento das taxas reprodutivas deve ser respaldada por uma boa gestão, para que haja equilíbrio entre o desempenho reprodutivo e o resultado financeiro.

Vale ressaltar que não basta ter uma ótima taxa de concepção. Se a taxa de serviço for baixa, o resultado será um percentual baixo de vacas prenhas a cada 21 dias tendo como consequência, baixa taxa de prenhez e aumento no intervalo entre partos.

O relatório taxa de concepção do Ideagri gera diferentes tipos de relatórios para a Taxa de Concepção, como por exemplo, taxa de concepção por tipo de tentativa (IA/COB/TE), por ordem de tentativa, taxa de concepção por raça da matriz e ainda, a taxa de concepção por uso CIDR (pela utilização de dispositivos intravaginais liberadores de progesterona).

Utilizando o relatório taxa de concepção do Ideagri, pode-se identificar alguns gargalos do processo e definir os critérios a serem melhorados, visando o aumento desse índice e consequentemente a produtividade. 

Quer conhecer um pouco mais sobre o software Ideagri, sem compromisso? Clique no botão abaixo e fale com um Especialista Ideagri que irá te apresentar como o software pode atender a sua fazenda.

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors