Contato

Taxa de sobrevivência de bezerras leiteiras

A taxa de sobrevivência se relaciona com a taxa de mortalidade: a sobrevivência será maior, quanto menor f

A taxa de sobrevivência se relaciona com a taxa de mortalidade: a sobrevivência será maior, quanto menor for a taxa de mortalidade. A informação da sobrevivência é um importante recurso para realizar projeções de rebanho e planejamentos financeiros, bem como avaliar a evolução sanitária do plantel, dentre muitas outras aplicações.

Sabe-se que a perda financeira com a morte de bezerras é grande. Com isso, o controle dos dados e a identificação dos problemas são importantes para que o produtor se planeje e busque soluções, visando sempre reduzir as perdas para ter competitividade e garantir melhor margem de lucro.

Créditos da foto: Fazenda Ponte Alta -GO

Créditos da foto: Fazenda Ponte Alta -GO

Analisando a Taxa de Sobrevivência

Os dados zootécnicos e econômicos que descrevem a realidade do rebanho leiteiro brasileiro, são escassos e pouco conhecidos. Determinar esses números são de grande importância para a cadeia produtiva do leite, visto que o conhecimento dos números e sua utilização como ponto de referência (benchmarking) é de suma importância na determinação da eficiência produtiva das fazendas leiteiras, conduzindo os produtores para o sucesso na atividade.

Nesse sentido, no ano de 2019, com o objetivo de caracterizar a pecuária leiteira brasileira e contribuir com toda a cadeia, a empresa IDEAGRI, utilizando os dados do software brasileiro IDEAGRI, criou o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB).

Segundo publicação realizada pelo IILB 11, onde foram utilizados dados de cerca de 1188 propriedades, a sobrevivência de bezerras até um ano de idade gira em torno de 86,47%. Quando comparado a outros países, esse número é preocupante, e mostra o grande potencial de melhoria deste importante indicador.

Em 2019, pesquisadores holandeses avaliaram os dados de mortalidade até um ano de idade dos animais e dividiram em três fases: até os 14 dias (3,3%), de 15 a 55 dias (4,5%) e de 56 dias até um ano (3,1%), os autores relataram 10,9% do total de nascimento até um ano de vida.

Se calculássemos esses valores como taxa de sobrevivência, esses números seriam: até os 14 dias (96,7%), de 15 a 55 dias (95,5%) e de 56 dias até um ano (96,9%), e 90% do total de nascimento até um ano de vida.

Causas de mortalidade das bezerras

Conhecer as principais causas de mortalidade das bezerras, pode ser um diferencial importante para a tomada de decisões inerentes ao manejo nas fazendas. Com base na análise de dados de 69.000 bezerras avaliadas durante o IILB 2, das 11.000 mortes que ocorreram, 21% ocorreram por diarreia, 20.43% tristeza parasitária e 14.20% pneumonia.

As causas relacionadas às principais doenças em bezerras são multifatoriais, e de modo geral, essas taxas poderiam ser diminuídas com a colostragem eficiente, cura de umbigo, nutrição de acordo com as exigências nutricionais das bezerras, instalações com densidade ideal, ambiente limpo, seco, com temperatura e umidade adequados. 

Apesar de serem assuntos constantemente abordados por produtores e técnicos, ainda temos muito que avançar nesses manejos.  Com o monitoramento constante e levantamento detalhado sobre a saúde dos animais, o produtor consegue observar onde estão os pontos que precisam ser melhorados para aumentar a sobrevivência das bezerras e ampliar a produtividade do negócio.

Aprenda como aumentar a taxa de sobrevivência das bezerras leiteiras até 12 meses com o nosso e-book gratuito, clique no botão abaixo e acesse:

acesso o e-book

Referências utilizadas para produzir esse artigo:

Índice Ideagri do Leite Brasileiro 2ª edição (IILB 02) http://web.ideagri.com.br/ideagriweb/iilb/process/IilbBiblioteca  acesso em 04 de janeiro de 2022

Índice Ideagri do Leite Brasileiro 11ª edição (IILB 11) https://www.ideagri.com.br/siteideagridados/New/IILB/2021_09/boletim_IILB.pdf acesso em 04 de janeiro de 2022

SANTMAN-BERENDS, I. M. G. A.; SCHUKKEN, Y. H.; SCHAIK, G. V.2019. Quantifying calf mortality on dairy farms: Challenges and solutions. J. Dairy Sci., v.102, p.6404-6417.  https://www.journalofdairyscience.org/article/S0022-0302(19)30410-2/fulltext acesso em 22 de dezembro de 2022

or a taxa de mortalidade. A informação da sobrevivência é um importante recurso para realizar projeções de rebanho e planejamentos financeiros, bem como avaliar a evolução sanitária do plantel, dentre muitas outras aplicações.
Sabe-se que a perda financeira com a morte de bezerras é grande. Com isso, o controle dos dados e a identificação dos problemas são importantes para que o produtor se planeje e busque soluções, visando sempre reduzir as perdas para ter competitividade e garantir melhor margem de lucro.

Créditos da foto: Fazenda Ponte Alta -GO
Analisando a Taxa de Sobrevivência
Os dados zootécnicos e econômicos que descrevem a realidade do rebanho leiteiro brasileiro, são escassos e pouco conhecidos. Determinar esses números são de grande importância para a cadeia produtiva do leite, visto que o conhecimento dos números e sua utilização como ponto de referência (benchmarking) é de suma importância na determinação da eficiência produtiva das fazendas leiteiras, conduzindo os produtores para o sucesso na atividade.
Nesse sentido, no ano de 2019, com o objetivo de caracterizar a pecuária leiteira brasileira e contribuir com toda a cadeia, a empresa IDEAGRI, utilizando os dados do software brasileiro IDEAGRI, criou o Índice Ideagri do Leite Brasileiro (IILB).
Segundo publicação realizada pelo IILB 11, onde foram utilizados dados de cerca de 1188 propriedades, a sobrevivência de bezerras até um ano de idade gira em torno de 86,47%. Quando comparado a outros países, esse número é preocupante, e mostra o grande potencial de melhoria deste importante indicador.
Em 2019, pesquisadores holandeses avaliaram os dados de mortalidade até um ano de idade dos animais e dividiram em três fases: até os 14 dias (3,3%), de 15 a 55 dias (4,5%) e de 56 dias até um ano (3,1%), os autores relataram 10,9% do total de nascimento até um ano de vida.
Se calculássemos esses valores como taxa de sobrevivência, esses números seriam: até os 14 dias (96,7%), de 15 a 55 dias (95,5%) e de 56 dias até um ano (96,9%), e 90% do total de nascimento até um ano de vida.

Causas de mortalidade das bezerras
Conhecer as principais causas de mortalidade das bezerras, pode ser um diferencial importante para a tomada de decisões inerentes ao manejo nas fazendas. Com base na análise de dados de 69.000 bezerras avaliadas durante o IILB 2, das 11.000 mortes que ocorreram, 21% ocorreram por diarreia, 20.43% tristeza parasitária e 14.20% pneumonia.
As causas relacionadas às principais doenças em bezerras são multifatoriais, e de modo geral, essas taxas poderiam ser diminuídas com a colostragem eficiente, cura de umbigo, nutrição de acordo com as exigências nutricionais das bezerras, instalações com densidade ideal, ambiente limpo, seco, com temperatura e umidade adequados.
Apesar de serem assuntos constantemente abordados por produtores e técnicos, ainda temos muito que avançar nesses manejos.  Com o monitoramento constante e levantamento detalhado sobre a saúde dos animais, o produtor consegue observar onde estão os pontos que precisam ser melhorados para aumentar a sobrevivência das bezerras e ampliar a produtividade do negócio.

Aprenda como aumentar a taxa de sobrevivência das bezerras leiteiras até 12 meses com o nosso e-book gratuito, clique no botão abaixo e acesse:

Referências utilizadas para produzir esse artigo:
Índice Ideagri do Leite Brasileiro 2ª edição (IILB 02) http://web.ideagri.com.br/ideagriweb/iilb/process/IilbBiblioteca  acesso em 04 de janeiro de 2022
Índice Ideagri do Leite Brasileiro 11ª edição (IILB 11) https://www.ideagri.com.br/siteideagridados/New/IILB/2021_09/boletim_IILB.pdf acesso em 04 de janeiro de 2022
SANTMAN-BERENDS, I. M. G. A.; SCHUKKEN, Y. H.; SCHAIK, G. V.2019. Quantifying calf mortality on dairy farms: Challenges and solutions. J. Dairy Sci., v.102, p.6404-6417.  https://www.journalofdairyscience.org/article/S0022-0302(19)30410-2/fulltext acesso em 22 de dezembro de 2022

Procure por conteúdos específicos:

Quer receber mais conteúdos para evoluir sua gestão de corte? Cadastre-se abaixo.

Ao se cadastrar declaro que conheço a Política de Privacidade e autorizo a utilização das minhas informações pela Bovitech

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors
Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors