Sustentabilidade no leite: a força dos indicadores e da gestão de custos

Hoje, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Rúmina comemora e se orgulha em poder auxiliar os produtores de leite a um caminho mais sustentável rumo ao futuro.  

A busca pela produção leiteira sustentável é um desafio uma vez que para ser reconhecida como tal a atividade deve apresentar resultados técnicos e econômicos viáveis, como: manter o produtor e a produção em funcionamento; ser responsável socialmente (ao ponto de garantir o bem-estar humano e animal); e ambientalmente adequada ao visar à conservação do ambiente. 

Ao mesmo tempo, e – felizmente! – a atividade vem passando por transformações que influenciam a maneira de gerenciá-la de forma sustentável,  impactando na eficiência e competitividade da mesma. Para isso, é necessário a avaliação do seu desempenho considerando a interdisciplinaridade, a integração, a interdependência e a inter-relação dos fatores. 

Os aspectos econômicos, por exemplo, influenciam o pilar social por meio da geração de renda e consequente possibilidade de manutenção do homem no campo. Já as práticas zootécnicas refletem no desempenho econômico, ambiental e social; ou seja, o manejo sanitário, reprodutivo, melhoramento genético e a nutrição animal – e também o tipo de sistema adotado – influenciam no meio ambiente, nos custos de produção, na viabilidade econômica e na determinação da condição e qualidade do trabalho e sua remuneração. 

Dessa maneira, fica claro que o enfoque sistêmico fornece uma explicação e predição do comportamento do processo com um todo. Ao mesmo tempo, oferece meios objetivos para uma análise mais específica de um problema. 

A importância dos indicadores para a produção de leite 

Tais resultados são importantes para orientar a tomada de decisão para o desenvolvimento eficiente da produção e – a fim de melhorar a compreensão da complexidade e da dinâmica do sistema produtivo – é necessário utilizar ferramentas gerenciais. Dentre elas, podemos destacar os indicadores, pois eles permitem a avaliação do desempenho da fazenda, possibilitando embasamento para elaboração do planejamento, estabelecimento de metas, avaliação dos resultados, identificação das oportunidades e auxílio na tomada de decisões estratégicas, em um cenário de elevada concorrência e incertezas

Juntamente com a análise dos indicadores é fundamental a compreensão das relações entre eles por meio de correlações, estas, que podem indicar onde o produtor deve concentrar a atenção, para buscar maior eficiência de uso dos recursos. Além disso, elas determinam o desempenho produtivo do sistema e interferem diretamente na manutenção e crescimento da fazenda leiteira de forma sustentável. 

Indicadores e custos de produção

Conhecer os custos de produção também é condição essencial para a atividade ser sustentável já que geri-los é uma estratégia para tornar a propriedade competitiva já que o preço de venda do leite é determinado pelo mercado. Portanto, a gestão torna o crescimento da atividade viável, além de preparar a propriedade para os momentos de crise e/ou para novas oportunidades.

Assim, emerge cada vez mais a necessidade de estudos que analisem os indicadores técnicos, econômicos, sociais e ambientais e as suas relações com o custo de produção da atividade de leite, garantindo o equilíbrio do sistema. Diante desse contexto, uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) objetivou analisar as relações entre o custo e os indicadores de sustentabilidade em fazendas leiteiras.

Segundo o estudo, visto que o conceito de sustentabilidade é sistêmico e dinâmico, pode-se considerar a pecuária leiteira sustentável como aquela que: 

  • busca melhoria na utilização dos bens e recursos ambientais; 
  • minimiza os impactos ambientais visando à conservação do ambiente;
  • apresenta resultados econômicos viáveis, a fim de manter o produtor e a atividade em funcionamento e;
  • é responsável socialmente, ao ponto de garantir o bem-estar humano e animal.

A pesquisa foi realizada em 20 fazendas leiteiras localizadas na região da Zona da Mata mineira que receberam na época assistência técnica e gerencial. Os dados técnicos e econômicos das propriedades foram coletados mensalmente e lançados em sistemas de gestão. Foram analisados inúmeros indicadores técnicos, econômicos, sociais e ambientais. 

Dentre as variadas descobertas, a conclusão do trabalho apontou que as avaliações e o monitoramento das fazendas leiteiras ao longo do tempo permitiram avanços de forma efetiva, com mudanças para solucionar diversos desafios. Para esse processo, os indicadores foram eleitos como ferramentas cruciais. 

O gerenciamento dos custos melhorou os indicadores econômicos, técnicos, sociais e ambientais, por meio do aumento da capacitação e treinamento da equipe, por exemplo. Ambientalmente, a gestão de custos reduziu o balanço de nitrogênio, com a otimização do uso dos nutrientes na fazenda via agricultura e nutrição de precisão. Dessa forma, os pesquisadores reforçaram a importância da gestão dos custos na pecuária quando se pensa na sustentabilidade da atividade. 

Entender a relação entre os custos, a viabilidade técnica e econômica, os impactos ambientais e sociais na produção, é um importante pré-requisito para a tomada de decisão. Sendo assim, fica claro que gerir os custos e explorar ao máximo os indicadores são ações fundamentais para se ter uma propriedade cada vez mais sustentável e condizente com as demandas atuais do mercado.   

Aproveitando o contexto, hoje, 05 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente, a Rúmina comemora e se orgulha em poder auxiliar os produtores de leite a um caminho mais sustentável. O RúmiScore, avaliação comparativa para a pecuária leiteira, é calculado a partir de 13 indicadores zootécnicos vitais e as notas, de 0 a 10, refletem a performance da fazenda em áreas críticas como produção, reprodução, cria, recria e sustentabilidade. 

Vale destacar que o RúmiScore é baseado nos dados do Ideagri, sistema de gestão da Rúmina, calculado por meio do histórico dos últimos 15 meses. Além disso, por meio de todas as suas soluções, a Rúmina volta totalmente o seu olhar  ao futuro ao conversar com as premissas empregadas no ESG (Environmental, Social, and Governance). 

Que tal conhecer todas as oportunidades que a Rúmina oferece para a evolução sustentável da sua fazenda leiteira? Acesse https://rumina.com.br/ 

Fontes consultadas: 

SILVA, Mirian Fabiana da e MOREIRA, Marcus Vinícius Castro e GAMEIRO, Augusto Hauber. Relações entre o custo e os indicadores de sustentabilidade em fazendas leiteiras. Custos e Agronegócio Online, v. 17, n. 4, p. 358-388, 2021. Disponível em: http://www.custoseagronegocioonline.com.br/numero4v17/OK%17%sustentabilidade.pdf. Acesso em: 03 jun. 2024. 

Autora do artigo:

Raquel Maria Cury Rodrigues, da Equipe Rúmina.

Quer mais conteúdos de qualidade sobre pecuária de leite?

Participe do nosso Canal de WhatsApp e receba as últimas novidades diretamente no seu celular!

plugins premium WordPress